Bairro do Batedor tem área reflorestada em Cruzeiro

O Sindicato Rural do município está reflorestando 84 hectares na zona rural.


Uma área de 84 hectares está sendo reflorestada na zona rural de Cruzeiro, na Fazenda do Batedor. A iniciativa é do Sindicato Rural da cidade, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Prefeitura, com consentimento do governo do estado de São Paulo. Em comparação, um hectare corresponderia a mais ou menos a medida de um campo de futebol.

Em entrevista ao nosso jornalismo, o agrônomo Fabiano Haddad, do Sindicato Rural, contou que estão introduzindo espécies nativas em uma parte da área degradada do Batedor.

A área total que precisa ter a vegetação nativa recomposta é de cerca de 280 hectares. A iniciativa deve refletir no abastecimento de água do município, conforme nos explicou Haddad.

Setenta por cento da água que abastece o município vem de lá, vem do Batedor, vem da bacia do Batedor. Hoje se encontra lá com mais de 280 hectares de área degradada. É o problema que a gente vai ter, que a gente já tá tendo com estresse hídrico, com recarga hídrica, com água no município, né? Isso reflete muito a situação do município hoje com relação a questão de déficit hídrico. A ideia é exatamente isso, é restaurar, voltar com as florestas naquela área para que a gente consiga um aumento de agua e de qualidade também.

– Explicou Fabiano Haddad ao nosso jornalismo.

Por Rádio Mantiqueira