Festival da Cultura Japonesa “São Sebastião Matsuri” prossegue neste final de semana

Marcos Bonello/PMSS

De sexta-feira a domingo (17 a 19/9), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), dá continuidade ao primeiro evento-teste Festival da Cultura Japonesa “São Sebastião Matsuri”, celebrando os 65 anos de existência da Colônia Japonesa de São Sebastião.

O evento, que acontece das 17h às 23h, na Rua da Praia, Centro Histórico do município, deu exemplo de segurança e cuidado no último fim de semana, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19, como aferição de temperatura na entrada do evento, distanciamento social entre as mesas, disponibilização de álcool em gel 70%, estações de higienização no local, uso obrigatório de máscara, luvas e faces shields para todo o staff.

As atrações artísticas como o cortejo de artes cênicas Japão Brasil e as apresentações de taiko (tambor japonês) dos grupos Wadan Taiko Ensemble e Gookai Wadaiko se apresentaram de forma itinerante pelo local, animando o público presente e tornando o espaço em uma grande festa da “Terra do Sol Nascente”.

Ao todo, 29 estabelecimentos, entre restaurantes orientais, food trucks, docerias, cervejarias artesanais e bazaristas participaram do evento.

O evento contou também com o apoio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM).

A programação segue até o próximo domingo (19), com vendas de produtos orientais, orquídeas, origamis, exposições, ponto “instagramavel”, apresentação de dança kabuki, apresentações de taiko (tambor japonês) e muito mais.

Arrecadação de alimentos

Durante o primeiro fim de semana do festival, o Fundo Social arrecadou mais de 380 Kg de alimentos não perecíveis que serão destinados as famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

A equipe fica na entrada do estacionamento do Complexo Turístico da Rua da Praia (Avenida Dr. Altino Arantes), das 17h às 23h, para as arrecadações. Poderão ser doados alimentos não perecíveis, arroz, feijão, macarrão, óleo, açúcar, farinha, sal, entre outros.

Confira a programação:

17 a 19 de setembro

Praça de alimentação – 17h às 23h

Dia 17

18h e 21h – Apresentação de Dança | Grupo Fujima

Dia 18

18h e 21h – Apresentação de Taiko | Grupo Kiendaiko

Dia 19

18h e 21h – Apresentação de Taiko | Grupo Gookai Wadaiko

Por Radar Litoral