Firjan IEL reúne especialistas para debater os critérios ESG nas pequenas e médias empresas em evento gratuito

Jornada ESG para pequenas e médias empresas terá a participação de nomes como Rachel Maia, membro do conselho consultivo da Unicef Brasil, e Sonia Favaretto, pioneira em ODS pelo Pacto das Nações Unidas. Evento também vai apresentar uma publicação inédita entre as federações do Brasil sobre a adoção de boas práticas junto à indústria

As iniciativas em torno dos critérios ESG “Environmental, Social and Governance” (Ambiental, Social e Governança, em português) têm pautado cada vez mais o mundo corporativo e mobilizado lideranças a pensar estratégias comprometidas com o futuro. Mas por onde começar e como desmistificar alguns conceitos que ainda não parecem estar totalmente claros para as pequenas e médias empresas?

A partir de 15 de setembro, a Firjan IEL realiza a Jornada ESG para pequenas e médias empresas, programação formada por seminário executivo gratuito e capacitação com o objetivo de auxiliar os gestores a adotarem essas estratégias em seus negócios e entenderem a agenda ESG como um caminho sem volta para a saúde financeira e social dos negócios.

“Ainda existe um déficit de entendimento de como as pequenas empresas aplicam critérios ESG na prática. É importante para a PMEs o alinhamento às exigências ESG a fim de conseguir entrar na cadeia produtiva dessas grandes companhias”, explica Maria Isabel Oschery, gerente de Conteúdo e Inovação Empresarial da Casa Firjan e da Firjan IEL.

Nomes como Rachel Maia, membro do conselho consultivo da Unicef Brasil; Sonia Favaretto, pioneira em ODS pelo Pacto das Nações Unidas; Rosana Avolio, diretora de Relações com Investidores da Braskem e Paulo de Castro, Sócio-fundador da Cerveja Praya estão confirmados para o Seminário Executivo A importância do ESG para pequenas e médias empresas.

Na oportunidade, os especialistas farão uma abordagem didática a fim de expor uma visão global e local do tema. Os painéis abordarão desde como uma grande indústria, já madura em ESG, aborda oportunidades na relação com os fornecedores PMEs de sua cadeia produtiva até a implementação dos critérios ESG em PMEs, mostrando as certificações mais relevantes.

Sócio-fundador da Cerveja 100% carioca, Praya, Paulo de Castro, vai levar a experiência da empresa na adoção desses critérios, como a implementação de uma relação clara de transparência com os colaboradores e um guia de boas práticas.

“Empresas que priorizam essas iniciativas de forma séria e certificada, além dos benefícios óbvios junto ao meio ambiente, colaboradores e sociedade, gastam menos com gestão de crises e têm mais tempo para pensar em como ser melhor para o mundo. Na Praya, implementamos desde o primeiro dia, o que nos ajudou a evoluir e crescer de forma sólida e acelerada”, conta.

As inscrições para o Seminário Executivo estão abertas e a programação completa pode ser conferida neste endereço: https://jornadafirjaniel.firjan.com.br/esg. Parte da Jornada ESG, a capacitação será lançada no dia do seminário e terá um viés de aplicabilidade dos conceitos. Essa segunda etapa será exclusiva para associados da Firjan.

““Vamos sair de uma escala mais micro e levar para uma esfera global, incluindo a relação com outros atores como academia, governos, órgãos de controle, fiscalização,  regulação e sociedade civil”, finaliza Maria Isabel.

Publicação inédita ajuda na adoção das boas práticas ESG pela indústria

O Seminário Executivo também será marcado pelo lançamento da publicação Critérios e Métricas ESG para a Indústria. Trata-se da primeira publicação orientativa para a indústria brasileira sobre ESG que propõe estratégias de atuação para as empresas e para a sua base produtiva.

Fruto do Grupo de Trabalho Empresarial (GTE) ESG da Firjan, a publicação tem o objetivo de auxiliar e orientar o empresariado a adotar a pauta ESG em seu dia a dia, de forma a atender os anseios de uma sociedade que cada vez mais valoriza as questões ligadas ao ambiente, à sociedade e à governança corporativa”, explica Marcos Saltini, coordenador do GTE e diretor de relações governamentais e institucionais da VW Caminhões.

Relacionamento com fornecedores na gestão ESG, informações orientativas sobre a agenda ESG como um novo padrão de mercado, apresentação de conceitos, critérios, métricas de avaliação e cases, também integram a publicação que estará disponível para consulta a partir do dia 15 de setembro.

SERVIÇO:
O QUE? Jornada ESG Firjan IEL | Seminário Executivo A importância do ESG para pequenas e médias empresas

QUANDO? 15 de setembro, das 9h às 13h

ONDE? On-line

INSCRIÇÕES ABERTAS: https://jornadafirjaniel.firjan.com.br/esg

Por Leandro Eiró | Assessor de imprensa e produtor de conteúdo