Itatiaia inicia a segunda fase do processo de retomada das aulas presenciais no dia 08 de setembro

Na próxima quarta-feira, dia 08, a Prefeitura de Itatiaia inicia a segunda fase do processo de retomada das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino. Nessa etapa, retornam as salas de aulas, os estudantes da Educação Infantil Creche: Maternal II, Educação Infantil Creche Pré-Escolar: Pré II, Ensino Fundamental Anos Iniciais: 1º ano e 2º ano, Ensino Fundamental Anos Finais: 6º ano e EJA: Fase I até V.  

De acordo com o decreto nº 3698/21, as aulas iniciarão de forma gradual, híbrida e progressiva, porém respeitando o calendário escolar instituído, os protocolos de retorno e medidas de saúde e segurança instituídos e também os pareceres técnicos e orientações da Secretaria Municipal de Saúde de Itatiaia.  

O retorno também obedece a porcentagem definida pelas bandeiras divulgadas periodicamente do Painel COVID-19, podendo dividir as turmas, para garantir o distanciamento. 

Para o retorno dos alunos as salas de aulas, os pais ou responsáveis deverão autorizar, porém as atividades continuarão sendo disponibilizadas para os estudantes que os pais optarem pelo ensino remoto. 

De acordo com a Secretaria de Educação os alunos contarão com horário diferenciado para que tenham uma boa adaptação  e haverá ainda   plantões de dúvidas dos anos escolares. Ainda de acordo com a secretaria cada escola constituiu a sua Comissão Escolar para fazer todo o acompanhamento de retorno dos estudantes, em relação a pandemia. 

Protocolos de Saúde 

Para receber os estudantes as escolas passaram por um processo de higienização. De forma a  garantir todos os protocolos de segurança sanitária, ao chegar às escolas os alunos terão a temperatura aferida e mãos higienizadas com álcool em gel antes de entrar nas salas. Eles serão orientados a usar os tapetes sanitizantes e seguir a sinalização adequada para distanciamento físico entre os colegas.