Obras do Parque Augusto Ruschi em São José dos Campos continuam a todo vapor

Espaço para receptivo dos visitantes e partes da área administrativa da unidade também estão sendo remodelados – Foto: PMSJC

Continuam em ritmo acelerado as obras na Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Natural Municipal Augusto Ruschi, que fica na região norte da cidade. O objetivo é melhorar a infraestrutura do Parque, cuja construção é da década de 1970.

Estão sendo feitas a revisão completa do sistema elétrico e hidráulico da sede do parque, reforma completa dos sanitários de visitantes com implantação de sistema de saneamento, e do Centro de Estudos, que abrigará pesquisadores e estudantes.

O espaço para receptivo dos visitantes e partes da área administrativa da unidade também estão sendo remodelados. Os recursos para a obra foram obtidos junto à Câmara de Compensação Ambiental Estadual. A previsão é que a obra seja concluída em novembro.

Parque

O Parque Natural Augusto Ruschi é formado por remanescente de Mata Atlântica, com 243 hectares, cobertos quase integralmente por vegetação nativa e com enorme variedade de pássaros e mamíferos, como a onça parda e a jaguatirica, além do ameaçado sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o anfíbio Scinax cardosoi, de registro recente, único no Estado de São Paulo.

O Augusto Ruschi difere dos parques públicos –como o Vicentina Aranha ou o Santos Dumont– porque é uma área natural protegida criada por lei, com atividades voltadas à sensibilização ambiental e proteção do patrimônio natural e de sua biodiversidade.

Por Sheila Faria | Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade PMSJC