Olímpio Noronha, MG realiza 1º Concurso Municipal de Café

Aconteceu neste mês de setembro, o 1º Concurso Municipal de Café, o evento aconteceu paralelo a primeira feira do produtor e artesão de Olímpio Noronha.

O concurso municipal teve como principal objetivo, estimular a participação dos pequenos produtores do município, afim de esclarecer a eles, o tipo de café produzidos pelos próprios produtores, onde muitos não tinham a possibilidade de conhecer as características de suas lavouras.

O concurso contou com a parceria da ACHE(Associação Cultural de Heliodora), através do projeto “Identificação da qualidade dos cafés dos pequenos produtores do Sul de Minas, um convênio da SEAPA/MG e ACHE, um programa da secretaria de estado da agricultura, pecuária e abastecimento de Minas Gerais, representado na região por Celso Vieira.

Muitas foram as vantagens aos pequenos produtores neste concurso, que conseguiram um laudo constando gráficos e pontuações do seu café.

 O primeiro concurso municipal compreendeu apenas duas categorias de café: natural e cereja descascado. Tivemos 18 produtores inscritos, onde foram classificados os três primeiros colocados de cada categoria, e também aconteceu a premiação para as produtoras de café do município.

Uma primeira edição que ficará marcada como o início do processo de valorização dos pequenos produtores, grande objetivo da Adm. 2021/2024.Uma realização da EMATER e Prefeitura Municipal.

Parabéns aos produtores classificados e a todos os produtores participantes que se destacaram e abrilhantaram nosso evento.

Contamos com a participação de todos novamente e de novos produtores para a segunda edição do concurso no ano de 2022.

Olímpio Noronha, agora é do povo!

Fonte e Fotos: Prefeitura Municipal de Olímpio Noronha