Reportagem investigativa revela operação que apura fraudes em Itatiaia, RJ

O município ganhou espaço no Programa Fantástico da Rede Globo neste domingo, 12, onde um repórter secreto  mostra detalhes da operação que apura fraudes na prefeitura. Nos depoimentos, o promotor de Justiça, Fabiano Oliveira, disse que em “Itatiaia houve o arrendamento da própria estrutura da prefeitura a uma organização criminosa”.

A declaração do promotor resume as denúncias que estão sendo investigadas, envolvendo funcionários do primeiro escalão do município que, tentaram celebrar, entre outras irregularidades, contratos  em torno de R$ 25 milhões. As denúncias versam sobre diversos casos, entre eles, de uma secretária de assistência social acusada de afanar bens da prefeitura.

Em contrapartida, em abril, o hospital municipal de Itatiaia chegou a suspender parcialmente o atendimento médico devido ao baixo estoque de insumos e medicamentos. O município foi alvo da Operação “Apanthropia”, que significa “falta de humanidade”, realizada pelo Ministério Público.

“Um grupo que vem a uma cidade, num esquema de uma verdadeira organização criminosa, para tomar de assalto uma prefeitura de Itatiaia, para sangrar recursos públicos, quando eles eram mais necessários no combate a pandemia, é ofensivo. Foi um episódio lamentável”, comenta o delegado da Polícia Civil – RJ, Maximiliano Rodrigues Barbosa.