Secretaria de Saúde de Itatiaia, RJ inicia pesagem obrigatória do Bolsa Família

A Secretaria de Saúde deu início à pesagem obrigatória do Programa Bolsa Família. Os beneficiários precisam levar os dependentes (meninos até 7 anos e meninas e mulheres de todas as idades) para pesagem no posto de saúde referente ao seu bairro.  

As gestantes devem estar fazendo os exames pré-natal e informar a data da última menstruação na ocasião da pesagem. Para a pesagem, é necessário apresentar o cartão de vacinação atualizado, o cartão do SUS e o cartão do Bolsa Família do responsável. 

Todos os favorecidos que se enquadram na faixa etária estabelecida devem fazer a pesagem. Caso não compareça no período informado, poderá ter seu recurso bloqueado ou perder o benefício. A pesagem acontecerá até o início de novembro. 

A pesagem obrigatória do Programa Bolsa Família tem a função de combater a desnutrição no Brasil. O objetivo desta revisão semestral é obter informações do estado nutricional dos beneficiários do Programa, para avaliar se o Bolsa Família causou impacto sobre o perfil nutricional da população atendida.  

Requisitos para participar do Bolsa Família 

– As crianças precisam estar na escola; 

– As gestantes precisam realizar o pré-natal conforme o posto de saúde de referência; 

– Manter em dia o cartão de vacinação;