Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C podem ser feitos em horário estendido, na Policlínica Municipal de Itatiaia

Com o objetivo de ampliar o atendimento e alcançar as pessoas que não conseguem ir às unidades de saúde no decorrer do dia, o Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Saúde, deu início à realização de testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C, em horário estendido: após às 17h e até 20h.  

Os testes devem ser agendados previamente pelo telefone (24) 3352-1140 e são realizados na sala dos Programas Especiais de Saúde, na Policlínica Municipal, no Centro. Para ter acesso ao serviço, o morador deverá apresentar o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e documento de identificação.  

A coordenadora dos Programas Especiais de Saúde, Graziele Freitas, explica que não há necessidade de encaminhamento ou solicitação médica para o atendimento. 

– Os testes facilitam a descoberta precoce do HIV, da Sífilis e das Hepatites Virais, até mesmo antes do surgimento de sintomas. Com o diagnóstico precoce, o tratamento e o controle destas doenças são mais eficazes. Por meio deles o cidadão pode ter o resultado em até 30 minutos. Caso o teste dê um resultado positivo, o paciente recebe o aconselhamento e é encaminhado para o serviço de referência do município, que em Itatiaia é o Programa IST/AIDS e Hepatites Virais – reforça. 

O Programa IST/AIDS e Hepatites Virais funciona na Policlínica Municipal, localizada na Avenida dos Expedicionários, n°175. O Agendamento para atendimento pela equipe é realizado às segundas, quartas e quintas-feiras de meio-dia às 17h e às terças-feiras, de 7h às 17h.