TJMG e IFSULDEMINAS celebram acordo para oferecer 8 mil vagas em cursos de capacitação

Serão capacitadas mulheres em situação de vulnerabilidade social (Foto: Riva Moreira/TJMG )

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, assinou nesta quinta-feira (9/9) um acordo de cooperação técnica entre o TJMG e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas. O acordo disponibiliza aproximadamente 8 mil vagas em cursos a distância, para capacitação profissional de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social no Estado de Minas Gerais.

O presidente Gilson Lemes agradeceu a presença de todos e afirmou que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais não tem a função de apenas julgar processos, mas também de fomentar parcerias que ajudam a sociedade como um todo. “O braço social do Tribunal está em evidência na nossa gestão. Esperamos que novas parcerias sejam feitas em prol dos mais vulneráveis.”

A superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do TJMG, desembargadora Ana Paula Caixeta, agradeceu o empenho do presidente Gilson Lemes para que o acordo com o Instituto Federal fosse celebrado. “É comum a gente se deparar com a disponibilização de 50, 60 e, até mesmo, de 600 vagas em cursos de capacitação, mas 8 mil vagas é extremamente significativo para que possamos sair de uma igualdade formal para uma igualdade efetiva, que acontece por meio de novas oportunidades.”

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Marcelo Bregagnoli, disse que a parceria com o TJMG tem o poder de alcançar mulheres em todo o Estado, pois as aulas ocorrem de forma remota.  

“São oito cursos voltados para o mercado, com especialização no comércio em geral, indústria e até empreendedorismo”, disse o reitor. No futuro, ele prevê cursos presenciais oferecidos gratuitamente, para cuidadores de idosos e crianças.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas tem mais de 25 mil alunos nas unidades de Pouso Alegre, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Três Corações e Carmo de Minas.

Também participaram da cerimônia de assinatura do acordo de cooperação o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida; o 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira Carvalho; o vice-corregedor de Justiça de Minas Gerais, desembargador Edison Feital Leite; a superintendente adjunta da Comsiv, desembargadora Paula Cunha e Silva; o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), desembargador Júlio Cezar Guttierrez; o desembargador Caetano Levi; as juízas Maria Lúcia Cabral e Luzia Peixoto; e o diretor-geral do campus Três Corações do Instituto Federal, Francisco de Paula.

Fonte: TJMG