XXVI Encontro de Congadas é realizado em Conceição do Rio Verde

No domingo (19/09), na Praça Dr. Geraldo Costa, em Conceição do Rio Verde, foi realizado o tradicional Encontro de Congadas. O encontro contou com a participação e apresentação de quatro Ternos de Congadas do município: Irmandade de São Benedito, com o Embaixador Thiago Oliveira Galvão; Irmandade de São Benedito, com o Embaixador José Marquinhos; União da Chácara das Rosas, com o Embaixador Antônio Maximiano e a congada Nossa Senhora do Rosário, com o Embaixador Paulo Fidélis.

A Congada é uma expressão cultural e religiosa que envolve o canto, dança, teatro e espiritualidades cristã e de matriz africana. Nesta festa, se louva Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia, lembrando da proteção que esses santos deram aos escravos negros. 

As apresentações animaram a manhã dos conceiçoenses, que estavam ansiosos e felizes pela realização do evento, que não vinha sendo realizado há dois anos devido à pandemia. As congadas desfilaram pela Praça Dr. Geraldo Costa, apresentando suas roupas, cânticos e danças tradicionais. O grande número de crianças e adolescentes nas congadas chamaram a atenção; mostrando assim, uma renovação e fortalecimento da tradição de congadeiros em Conceição do Rio Verde.

Várias autoridades estiveram presentes ao evento: o prefeito Pedro Paulo, que é congadeiro e participou do desfile; o vice-prefeito Flávio Lúcio; o secretário de cultura Matheus Bernardes; a secretária de esportes Kênia Carneiro; o secretário de agricultura Amauri dos Santos; o secretário de transportes Gean Paganelli; a secretária de educação Tereza Cristina; a secretária de assistência social Rosilene da Silva e vereadores.  Ao final da apresentação, cada Terno de Congada foi contemplado com um troféu como forma de agradecimento.

Para o prefeito Pedro da Ju, esse momento é especial e ímpar, pois percebia a ansiedade da população para volta desse evento ao município. E que a organização procurou seguir todos os protocolos sanitários, pois têm a consciência que a pandemia ainda não acabou. “A Congada e a Folia de Reis em Conceição do Rio Verde, têm uma tradição muito forte e centenária. Sou nascido e criado dentro de uma família de congadeiros, então Deus está dando essa oportunidade da gente estender a satisfação aos congadeiros de Conceição do Rio Verde com esse grande evento”, enfatizou o Prefeito.

Foto: Jornal Panorama