A maior subestação de transmissão elétrica da América Latina se instala em Lorena

Empreendimento representa um avanço na transformação digital, duplicando o abastecimento de energia elétrica no Vale de forma sustentável e eficiente, a partir da inauguração da primeira subestação digital do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Ontem (19/10), o prefeito Sylvio Ballerini se reuniu com representantes da ISA CTEEP, a maior transmissora privada de energia elétrica do país que está se instalando em Lorena, na cerimônia de inauguração da nova unidade, localizada próximo à Estrada Municipal do Pedroso.

A subestação faz parte da Interligação Elétrica Itapura e conta com um banco de autotransformadores com capacidade de 1.200 MVA, o que abasteceria, por exemplo, duas cidades do porte de São José dos Campos.

O projeto beneficia toda a região do Vale do Paraíba e possui 48.358 km de linha de transmissão, com um investimento total de R$ 238 milhões pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e cerca de R$ 11,8 milhões de Receita Anual Permitida (RAP) para o ciclo 2021 – 2022.

Mas o que é, de fato, uma subestação de transmissão elétrica? Ela é parte de um sistema de distribuição, controle e proteção de energia de alta potência, desde a fonte geradora (hidrelétrica, eólica…) até a unidade consumidora (município), podendo também transformar e armazenar a tensão gerada para suprir as demandas.

Os benefícios são diversos, pois além de duplicar o abastecimento de energia elétrica, de forma tecnológica e eficiente, o projeto propõe a descarbonização da matriz energética, trazendo um caráter sustentável para o sistema, presente também na troca dos cabos de cobre por fibra ótica e na estrutura compacta das salas de comando, reduzindo significativamente os impactos ambientais convencionais e trazendo mais segurança para os colaboradores.

Na ocasião estiveram presentes o Diretor do Departamento de Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energia, Sr. Thiago Guilherme Ferreira Prado; o Diretor de Projetos da ISA CTEEP, Sr. Dayron Esteban; a Diretora de Operações da ISA CTEEP, Gabriela Desirê; e o Diretor da ANEEL, Sandoval de Araújo Feitosa Neto.

“Com este novo empreendimento, contribuiremos significativamente com o aumento da confiabilidade, eficiência e sustentabilidade para o sistema de transmissão brasileiro”, conta o Sr. Dayron, Diretor de Projetos da empresa.

Por Ascom PML