Bocaina de Minas realiza Live dos Violeiros

A prefeitura de Bocaina de Minas, realizou uma Live dos Violeiros da cidade. O evento teve como objetivo, transmitir saberes sobre a viola no município. Segundo a administração municipal, a live estava programada para o sábado, dia 25 de setembro, às 19:00h, a fim de obter maior número de pessoas participando. Entretanto, devido a uma queda de energia regional,não pode ser transmitida no dia, passando a transmissão para segunda-feira no dia 27 de Setembro, às 19:00h.

De acordo com o órgão público, para que a live fosse transmitida, foi programado um horário com cada violeiro para apresentação de música, com violas de dez e doze cordas. Rafaela Vieira Fonseca, integrante da equipe técnica do SEMPAC, realizou as apresentações da live. A Assessora de Patrimônio, Cristiane Inês de Carvalho Silva, falou um pouco sobre o tema Caminhos do Patrimônio. O violeiro Chico Almeida, coordenador do projeto Violas de Bocaina de Minas, acompanhou cada participante e contou um pouco da história da importância da viola na cidade e na Região, inclusive com depoimentos pessoais sobre a viola em sua vida. Os participantes apresentaram a dedicação em aprender e tocar viola, como parte integrante da cultura, identidade e história.

A prefeitura relata que a live teve como resultado o estímulo ao reconhecimento da viola de Minas Gerais. O Projeto Violas de Bocaina de Minas, em especial ao que tange o aprendizado dos alunos, é um programa de incentivo e uma ação de reconhecimento da cultura local.

Devido a pandemia, no período do ano de 2020 até agosto de 2021, Bocaina de Minas manteve o projeto de violas na modalidade online. Com a 8ª Jornada do Patrimônio Cultural, a Live foi uma ação inovadora, comprovando que é possível o aprendizado de tocar violas.

A participação da população e dos violeiros de Bocaina de Minas é o reconhecimento de uma tradição local e incentivo a continuidade desta forma de expressão importante na vida de cada um no município.

Fonte e Fotos: Prefeitura de Bocaina de Minas