Caraguatatuba inaugura Centro de Reabilitação Psiquiátrico da Casa de Saúde Stella Maris neste domingo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura neste domingo (3) o Centro de Reabilitação Psiquiátrico da Casa de Saúde Stella Maris (CSSM). O local funcionará 24 horas por dia e irá receber os pacientes em casos de urgência e emergência.

A Secretaria de Saúde explica que o espaço possui 10 leitos para internação e conta com uma equipe multiprofissional que inclui, por exemplo, médico psiquiatra, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de psicólogo.

O total investido na estrutura do centro psiquiátrico, recurso do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através da Secretaria de Estado da Saúde, gira em torno de R$ 2 milhões.

Serviço de apoio psiquiátrico

Caraguatatuba conta com diversos dispositivos para atender os pacientes que precisam de apoio psicológico e psiquiátrico. A porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio das Equipes de Saúde da Família (ESF).

Os pacientes são encaminhados aos equipamentos psiquiátricos: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Centro de Atenção Psicossocial Álcool – Drogas (CAPS AD), Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil (ASMIJ) e Centro de Reabilitação (CER).

As urgências e emergências são atendidas pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e encaminhadas, via Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), para hospitais com atendimento psiquiátrico, seja na cidade ou em outros municípios, referenciados pela Departamento Regional de Saúde (DRS) – Taubaté.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba