Centro de Reabilitação Psiquiátrico é inaugurado na Casa de Saúde Stella Maris, em Caraguatatuba

Caraguatatuba agora conta com um Centro de Reabilitação Psiquiátrico para atender pacientes em situação de urgência e emergência. Ele está instalado na Casa de Saúde Stella Maris (CSSM) e foi entregue na manhã do último domingo (3).

Participaram da entrega o prefeito Aguilar Junior, o secretário de Saúde Gustavo Boher e o representante do Instituto Pequenas Missionárias Maria Imaculada (IPMMI) Euler Baumgratz.

Em seu discurso, Baumgratz destacou a importância da parceria entre Prefeitura e o instituto e afirmou que o centro psiquiátrico representa a renovação. Ele também enalteceu a atuação em relação à CSSM. “Nós trabalhávamos descalços, mas o prefeito veio e calçou nossos pés”.

O secretário reforçou a importância da CSSM no município e disse que o apoio e incentivo do prefeito contribuem para o avanço da saúde. “Com esse novo espaço, nós avançamos mais uma vez; é mais um passo importante na luta de oferecer o melhor à população”.

Para o prefeito Aguilar Junior, a obra é um grande marco e se lembrou da dificuldade de prestar atendimento às crises dos pacientes psiquiátricos. “Antes era desafiador deixar os pacientes não psiquiátricos com os que eram”.

O prefeito também ressaltou os investimentos feitos na CSSM durante seus cinco anos de gestão. “Isso representa respeito com a maior unidade de saúde do Litoral Norte”, disse.

O espaço, que foi financiado pelo Governo do Estado, será custeado pelo município. Ele funcionará 24 horas por dia, além de ser amplo e possuir dez leitos para receber pacientes de maneira humanizada.

Foto: Cláudio Gomes/PMC

Serviço de apoio psiquiátrico

Caraguatatuba conta com diversos dispositivos para atender os pacientes que precisam de apoio psicológico e psiquiátrico. A porta de entrada são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio das Equipes de Saúde da Família (ESF).

Os pacientes são encaminhados aos equipamentos psiquiátricos: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), Centro de Atenção Psicossocial Álcool – Drogas (CAPS AD), Ambulatório de Saúde Mental Infanto-Juvenil (ASMIJ) e Centro de Reabilitação (CER).

As urgências e emergências são atendidas pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e encaminhadas, via Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), para hospitais com atendimento psiquiátrico, seja na cidade ou em outros municípios, referenciados pela Departamento Regional de Saúde (DRS) – Taubaté.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba