São Sebastião do Rio Verde realiza cerimônia em comemoração ao Dia do Rio Verde e Dia da Floresta das Águas

A prefeitura de São Sebastião do Rio Verde realizou na quinta-feira, 30/09, a cerimônia em comemoração ao Dia do Rio Verde e Dia da Floresta das Águas na cidade.

O evento contou com a presença do prefeito de São Sebastião do Rio Verde, Sandro Lisboa Martins, vice-prefeito Cláudio Ribeiro de Souza, presidente da câmara de São Sebastião do Rio Verde, Gilberto da Silva e também de prefeito de Passa Quatro Dr. Henrique Nogueira Gonçalves; prefeito de Itanhandu, Paulo Henrique Pinto Monteiro; prefeito de Virgínia, Kadu do João Bosco; Marilene Romanelli – representante da prefeitura de Itamonte e de autoridades municipais, como: a gerente municipal do departamento de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Leticia Rangel de Luca; Ednéia Guimarães Lobo – gerente do departamento de Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio e Meio Ambiente; Tonia Pinto Carvalho – Coordenadora de Vigilância Ambiental; Roni Peterson Landim Costa – Ambientalista e defensor do Rio Verde; Julio César Silva – Engenheiro Agrônomo da Emater; Tomaz Antônio Silva de Biasi – Gerente do Departamento de Turismo;  Luis Otávio Pereira Lopes – Consultor de Projetos; Carlos Henrique Pedroso Bicego – Engenheiro Agrônomo e Perito  Ambiental do Ministério Público; Marcos Paes – Gerente de departamento de obras do município; Mariana de Paula Ramiro e Ilélia Guimarães-representantes do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Verde; Ricardo Costa – Engenheiro Ambiental de São Sebastião do Rio Verde; Claudinei Pascoal – Gerente do Controle Interno; Plínio Pereira Motta – cabo da Polícia Ambiental;  Luiz Carlos Rangel de Carvalho – Sargento da Polícia Ambiental; Guilherme Fernandes Rodrigues Viana – Sargento do destacamento de Polícia Militar; Marcelo Bacellar – sargento do destacamento de Polícia Militar de São Sebastião do Rio Verde; Zelia Marta Guimarães – Proprietária do Sítio Pasto de Dentro – Sede da Floresta das Águas; Iolanda Cristine Rodrigues Rangel Marques – Diretora da Escola Municipal Padre de Freitas Carvalho; Meiriele Tereza Nogueira Ribeiro – Diretora da Escola Estadual José Ribeiro Mira, alunos e professores da Escola Estadual José Ribeiro Mira, Guardiões da Floresta das Águas – alunos do 8° ano A e B da Escola Municipal Padre  Francisco de Freitas Carvalho.

A indicação para o Dia do Rio Verde ser no dia 2 de outubro, foi apresentada no dia 4 de setembro de 2020, pela então vereadora Ednéia Guimarães Lobo.

A abertura do evento contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e também o Hino da cidade de São Sebastião do Rio Verde. Em seguida, o prefeito de São Sebastião do Rio Verde fez o uso da palavra e agradeceu a presença dos prefeitos, autoridades e do público presente. Logo após, foi lido um resumo sobre o dia do Rio Verde e também do Dia da Floresta das Águas, a qual foi apresentado pela Gerente do Departamento Municipal de Agricultura, Pecuária, Indústria, Comércio e Meio Ambiente – Ednéia Guimarães Lobo.

Dando sequência as exibições, foi feita uma apresentação de dança com a música Planeta Azul, autoria da dupla Chitãozinho e Xororó, com as alunas de dança da ASA (Associação Semeadores do Amanhã) e Talita Sara Ribeiro, aluna da Apae de Pouso Alto e da Associação Semeadores do Amanhã.

Foi realizado uma declamação de poesia pelo aluno José Guilherme Pinto Mira sobre o Rio Verde, escrita por Marcelo Galvão Passos.

A aluna Maria Luísa Diniz Medeiros da Escola Municipal Padre Francisco de Freitas Carvalho, foi convidada para fazer a leitura das frases das faixas exibidas no evento.

Em homenagem as nove vítimas da Covid-19, foi realizada a soltura de nove balões biodegradáveis, com sementes de árvores nativas, pelas cidadãs, a Sra. Maria Olívia, Talita e Eduarda Costa. As sementes utilizadas foram as seguintes: Lofântera, ipê rosa de buquê, angico vermelho, cedro, ipê verde, ipê amarelo, ipê branco, triplaris e araçá amarelo que simbolizaram um novo ciclo de esperança, alegria e paz.

Na sequência, os prefeitos agradeceram pelo convite e enfatizaram a importância do Dia do Rio Verde. Houve também a palavra do Ambientalista Roni Peterson, a qual enfatizou a importância de preservar e cuidar do Rio Verde.

Ao final do evento, as autoridades presentes e a população se dirigiram ao pomar da Escola Municipal Arco – Iris, para o plantio de 58 mudas em homenagem aos 58°aniversário de emancipação política da cidade, com as seguintes mudas de árvores frutíferas: Araçá amarelo, marmelo, abacate manteiga, ingá, pitanga, amora, goiaba, jenipapo, caju, camucamu, manga, ameixa, limão rosa, cereja, romã e uvaia.