Jaguar Land Rover retoma produção do Range Rover Evoque na fabrica de Itatiaia

Foto: Divulgação/Jaguar Land Rover

Em mais um sinal de que o Rio de Janeiro está em pleno processo de retomada econômica, a Jaguar Land Rover voltou a produzir o Range Rover Evoque em sua fábrica de Itatiaia, no Sul Fluminense. O modelo, um dos mais vendidos da montadora inglesa, deixou de ser fabricado em 2019 e, desde então, chegava ao país importado. Maior fabricante de automóveis do Reino Unido, a empresa comemorou a retomada da operação, que vai gerar mais de 400 empregos na região, com um evento que contou com a presença de autoridades e executivos da montadora.

– A retomada da produção do Evoque mostra que o Rio de Janeiro é novamente um polo de atração de negócios. Demonstra também a confiança da montadora nos esforços do governo do estado para garantir a competitividade e o crescimento do setor, gerando investimentos, emprego e renda para a população fluminense – afirmou o governador Cláudio Castro.

A Jaguar Land Rover foi a primeira companhia britânica de automóveis a investir no Brasil. Para voltar a produzir o Range Rover Evoque em Itatiaia, a fábrica passou por um robusto processo de modernização, que incluiu a instalação de uma Clínica de Restauração, operação exclusiva para restaurar carros clássicos da marca na planta da região Sul Fluminense.

O estado do Rio de Janeiro possui, no Sul Fluminense, o segundo maior polo automotivo do Brasil. O cluster automotivo da região é formado por 23 grandes empresas associadas, entre montadoras e fornecedoras, todas instaladas nos municípios de Resende, Porto Real e Itatiaia.

– As empresas que formam o cluster geram 15 mil empregos diretos na área industrial e são um dos vetores de desenvolvimento econômico para o estado. O bom desempenho do setor é da maior importância para a diversificação da pauta econômica do Rio de Janeiro, para além da indústria do petróleo e gás – ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah.

Farah visitou a fábrica da Land Rover e participou do evento ao lado de executivos da montadora, como o presidente na  América Latina e Caribe, Frédéric Drouin, o diretor Executivo de Estratégia e Sustentabilidade da JLR no Reino Unido, François Dossa, e ainda do presidente da  Firjan Sul Fluminense, Henrique Nora Jr.

– Estamos muito felizes em retomar a produção de um veículo tão emblemático como o Evoque em solo nacional – comemorou o presidente da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe, Frédéric Drouin.

Por Ascom