Palestras e debates do Fórum Regional do Turismo Fluminense da Costa Verde agradam o público

O Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Costa Verde – contou, na parte da tarde da programação, com várias mesas de discussão que abordaram assuntos relacionados aos principais gargalos da região. Foi realizada ainda por Giovane Gávio uma palestra motivacional que animou o público. Participaram dos debates e da plateia, empresários, guias de turismo, representantes da segurança pública, de organizações, conventions e associações, além de gestores municipais, entre outros.

Para o secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, que conduziu o evento, os debates são fundamentais para que os profissionais se aprofundem em algumas questões importantes para o desenvolvimento do setor.

– Sabemos a dificuldade que os gestores da atividade, em seus respectivos municípios, têm em trocar ideias, em conhecer a realidade dos outros, os problemas e os casos de sucesso. O Fórum é um importante momento de troca de conhecimentos e de experiências, que une todos os profissionais da cadeia produtiva do turismo do interior do Estado.

O ex-jogador de voleibol e atual técnico, Giovane Gávio, apresentou a palestra motivacional “Superação e vitória: passos e lições fundamentais”, tema de extrema importância neste momento de retomada. Os primeiros itens citados foram o propósito e o talento, onde foi lembrado que o importante não é o que temos, mas sim o que fazemos com o que temos. O palestrante destacou também que a vitória é construída pela persistência e excelência do serviço. “É importante ter os fundamentos básicos, mas é fundamental dar um pouquinho a mais todos os dias no trabalho executado”, afirmou. Em relação ao momento atual, Giovane destacou a necessidade de buscar novas soluções, já que o momento é desafiador: “O segredo do sucesso está dentro da gente. É necessário não pensar nas consequências, mas sim na execução”, concluiu.

Um dos assuntos abordados nas mesas de discussão foi “A Ilha Grande como destino indutor da Costa Verde”. Na ocasião, foram apresentados gargalos para que o turismo possa ser desenvolvido de forma sustentável como, por exemplo, a capacidade de carga, transporte até a Ilha e ordenamento turístico. Os representantes do distrito de Angra dos Reis solicitaram políticas públicas que atendam a população e garantam a infraestrutura adequada aos visitantes, uma vez que 30% da arrecadação do turismo vem da Ilha Grande.

“A importância da segurança pública e da infraestrutura para o turismo” foi outro assunto de debate. Foi falado que o Governo do Estado tem um olhar diferenciado para a Costa Verde onde foram criadas, inclusive, unidades de aproximação. Outra questão lembrada foi a respeito do registro de ocorrência que é de extrema importância. Segundo os palestrantes é importante que os turistas sejam estimulados a fazê-lo, para que possam ser elaboradas ações para conter as ocorrências.

O tema “Empreendedorismo e turismo: experiências de sucesso” foi conduzido pelo Sebrae que apresentou alguns empreendimentos e profissionais que conseguiram excelentes resultados no setor e conseguiram sobreviver à pandemia. Excelência no atendimento e nas instalações e a união das esferas municipais, estaduais e da iniciativa privada foram os principais quesitos citados pelos participantes para superar as dificuldades neste momento.

A última mesa do Fórum foi “A força do turismo náutico na Costa Verde”, onde foram destacados alguns desafios como, por exemplo, a falta de organização do segmento. A ausência de infraestrutura adequada para receber os visitantes foi outro ponto abordado, apesar do turismo náutico ser uma das atividades mais fortes e essenciais para o desenvolvimento do turismo da região. Os representantes do setor solicitaram ajuda para conseguir resolver esses gargalos e a união de todos os envolvidos para que os problemas sejam resolvidos.

O Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Costa Verde contou também com apresentações culturais e experiências gastronômicas. A equipe técnica da Setur-RJ esteve no evento, tirando dúvidas e auxiliando os gestores em questões relacionadas ao Cadastur, artesanato e demais segmentos do turismo. O próximo evento será realizado em dezembro, em Petrópolis, na região turística Serra Verde Imperial.

Por Asom