Prefeitura mantém realização de festividades de carnaval em Caxambu, MG

Prefeito Diogo Curi (PSDB) destaca que formato do evento ainda é estudado pela prefeitura. Cidades da região cancelaram realização da festa.

A Prefeitura de Caxambu manteve a realização de festividades de carnaval em 2022. A administração municipal ainda estuda o formato em que o evento irá ocorrer. A medida é pensada, segundo o Poder Executivo, para que a cidade possa manter o baixo índice de casos de Covid-19.

A informação foi confirmada pelo prefeito Diogo Curi (PSDB) em entrevista à EPTV, afiliada Rede Globo. De acordo com ele, até a chegada do carnaval será possível cancelar, caso o cenário da pandemia seja diferente do atual.

“O carnaval está mantido até mesmo porque o feriado nacional não foi cancelado. A gente sabe que muitas pessoas virão a Caxambu e a gente precisa oferecer uma boa estrutura com qualidade, segurança. Hoje em dia, quando a gente fala em segurança, é sanitária. Até lá temos muito tempo para definir o formato, para acompanhar os números e ver se realmente será possível a realização, para tomar a melhor decisão. O fato é que quem vier a Caxambu vai encontrar uma estrutura de muito boa qualidade e segurança para que todo mundo tenha uma diversão em paz”, disse.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Para evitar a proliferação da Covid-19, o prefeito destaca que o formato será diferente do de anos anteriores. Essa mudança, segundo ele, ocorrerá com pontos de entretenimento espalhados.

“Vai ser uma estrutura mais espalhada, com vários pontos de entretenimento, cultura para todas as idades, com muita conscientização e, é claro, oferecendo segurança, conscientizando as pessoas para curtirem de uma melhor maneira para manter esses níveis tão bons que estamos aqui em Caxambu”, falou.

Diego Curi salientou, ainda, que o turismo é o principal fator de receita de Caxambu. Ele garantiu que os órgãos de controle da pandemia serão ouvidos em caso de mudança de cenário da pandemia.

“Caxambu tem uma particularidade de que 90% de nossa receita é oriunda do turismo, então é muito importante a realização desse evento. Mas acompanhando o cenário nacional, internacional, os números, a secretaria de saúde e todos os órgãos gestores dessa pandemia, para a gente avaliar se vai ou não ter na época certa. Mas, à princípio sim, as pessoas podem vir a Caxambu que vão encontrar um ambiente seguro, de paz e tranquilidade, como sempre foi”.

Outras cidades do Sul de Minas

Em São Lourenço o carnaval ainda está em análise. A ideia inicial da prefeitura é realizar a festividade em menor proporção para garantir segurança em relação à pandemia. Já Lambari e Campanha seguem sem definição do carnaval.

Pelo menos nove cidades do Sul de Minas já decidiram cancelar as festividades de réveillon e do carnaval de 2022 devido à pandemia de Covid-19. As prefeituras de Gonçalves, Cambuí, Cristais, Borda da Mata, Sapucaí-mirim, Brasópolis, Paraisópolis, Córrego do Bom Jesus, Poços de Caldas, Varginha e Paraisópolis já soltaram notas oficiais informando sobre o cancelamento das festas.