Chuva provoca queda de muro e arvores; uma casa foi interditada em Campos do Jordão, SP

Pode ser uma imagem de 3 pessoas, ao ar livre e árvore

As chuvas que caem desde a última sexta-feira, dia 28, provocaram no domingo queda de arvores e de um muro residencial em Campos do Jordão. 

Ao longo de todo o fim de semana e também nesta segunda-feira (31) a Defesa Civil, vem monitorando as encostas e os níveis de chuvas em toda a cidade.

O índice de chuva acumulado, nos últimos de três dias, é superior a 117m, número que deixa a cidade em estado de alerta. A previsão é que chuva continue até sábado, dia 5 de fevereiro.

Com as fortes chuvas, ventos e raios, seis árvores caíram no município. A região mais afetada foi a do Rancho Alegre, Jardim do Embaixador e Alto da Boa Vista. Foram feitas ainda vistorias em árvores com risco de queda nas Vilas Everest e Sodipe, além de Matadouro e Toriba. 

Também houve queda de muro no bairro Monte Carlo. O imóvel passou por avaliação e foi interditado. A família está na casa de parentes. Não houve vítimas. 

Ainda no Monte Carlo e na Vila Paulista Popular foram atendidas ocorrências de deslizamentos de terra. 

Todas as ocorrências estão sendo atendidas pela equipe da Defesa Civil, que está 24 horas de plantão.  Também houve interrupção de energia elétrica em alguns bairros da cidade. 

As equipe tanto da Defesa Civil como da Secretaria de Serviços Urbanos está trabalhando nas ocorrências, felizmente, sem maior gravidade.   

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, árvore e ao ar livre

A Prefeitura, através da Defesa Civil vem, ao longo dos últimos anos realizando um trabalho preventivo, com simulados e a instalação de pluviômetros nos bairros, o que faz com que a cidade, tenha um controle melhor de cada área. A cidade também conta com uma estação robotizada, para prevenir movimentações de terra e outra para evitar inundação.

A Defesa Civil orienta a população para que fique atenta e solicite a presença da Defesa Civil, sempre que perceber os seguintes alertas: inclinação de postes e árvores, rachaduras no solo e em residências, estalos nas casas. 

A solicitação pode ser feita pelos telefones 199, da Defesa Civil e 193, do Corpo de Bombeiros e 153 da Guarda Civil Municipal. Os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia, nos sete dias da semana.  

Novo alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado informa que, entre terça-feira (1) e sábado (5), instabilidades provocarão condições para chuvas contínuas, seguidas ventos nas regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, incluindo Campos do Jordão .

Não há previsão de elevados acumulados, Vale do Paraíba (50mm), Litoral Norte (45mm) e Serra da Mantiqueira (75mm), porém, como o solo já se encontra encharcado, existe risco de transtornos, como deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos. Assim sendo, ressalta-se a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis.

Pode ser uma imagem de ao ar livre