Secretaria de Saúde de Madre de Deus de Minas dá início ao grupo de combate ao tabagismo

Hoje  (13) pela manhã aconteceu a palestra inaugural do grupo de tabagismo criado pela Secretaria de Saúde por meio da coordenadoria dos ESF’s.

O prefeito Osmar de Oliveira e a secretária de saúde Roselene Teixeira estiveram presentes e acompanharam a primeira reunião, que foi ministrada pela médica Dra Luísa Chaves e também contou com o apoio da psicóloga Larissa Reis e das agentes comunitárias de saúde, Beth, Thais, Shirle e Renata.

“Esta iniciativa é muito importante e um grupo como esse irá encorajar e mostrar para essas pessoas que elas podem sim largar esse vício. Sabemos que o processo não é tão fácil, mas é preciso muita força de vontade e uma equipe competente para dar esse suporte e, sabemos que nesse grupo nós temos isso”, destacou o prefeito.

De acordo com a coordenadora Paula Boaro, a ideia do grupo surgiu após um levantamento feito pelos agentes de saúde dos ESF’s Santa Mônica e Cianita.

“As duas equipes fizeram uma pesquisa na qual foi identificada a existência de um número significativo de pessoas que não conseguiam sozinhas abandonar o vício pelo cigarro. Logo assim me reuni com alguns profissionais para que pudéssemos buscar alternativas como forma de ajudar essas pessoas e por isso resolvemos criar o grupo”, afirmou Paula.

Foram formados 3 grupos de no máximo 12 pessoas e os encontros irão acontecer às quintas-feiras em uma sala da Secretaria de Educação nos horários de 9h, 16h e 18h.

Caso haja a necessidade, será disponibilizado um kit com medicamento, fita adesiva e métodos de controle ao vício, tudo com prescrição médica.

O curso terá a duração de 2 meses e as inscrições para o próximo grupo já estão abertas, os interessados podem procurar os seus agentes de saúde.