GCM de Varginha recebe armamento para utilização em ações preventivas
Nesta primeira etapa, segundo a prefeitura, a Guarda recebeu cinco espingardas calibre 12, munições anti-tumulto (de borracha), munições para pistolas .40, porta carregador e coldres.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/x/o/8zcaBmTLiNvnUk1vfLBw/entregaarmas.jpg)
A Guarda Municipal de Varginha recebeu nesta segunda-feira (7) armamentos que serão utilizados em ações preventivas. Nesta primeira etapa, segundo a prefeitura, a Guarda recebeu cinco espingardas calibre 12, munições anti-tumulto (de borracha), munições para pistolas .40, porta carregador e coldres.
“Os critérios [para utilização do armamento] estão elencados na portaria da Polícia Federal, que determina que todos aqueles que passaram por avaliação psicológica. Sendo aprovado por todo treinamento e na parte teórica e prática, eles estão aptos a utilizar o armamento. Existe uma regulamentação para utilização. Primeiro, o agente que estiver em perigo, a defesa da vida dele e depois a utilização de terceiros. É um documento muito restrito, muito rigoroso para utilização do armamento”, explicou o comandante da guarda, Gerson Alves.
Conforme a prefeitura, o armamento foi adquirido com recursos do município e de emendas parlamentares. O armamento foi entregue à Guarda Municipal em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira na sede da corporação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/S/H/5k5UydRyWmB3SllmjcQQ/armamentoguarda.jpg)
Desde novembro do ano passado, todo o efetivo da Guarda Municipal passa por um curso de formação, treinamento e capacitação técnica para o manuseio de arma de fogo.
“Para oferecer uma segurança é necessário você ter a sua segurança primeiro. Parafraseando, você está em um avião, quando as máscaras caem, você coloca em você primeiro ou você coloca em terceiros.
Então, para que a gente ofereça segurança aos cidadãos, é necessário que os agentes tenham a sua primeira. Então, o armamento hoje é um EPI [Equipamento de Proteção Individual]”, pontuou o comandante.