Festa do Tropeiro começa nesta sexta em São Francisco Xavier em São José dos Campos, SP

Na manhã de sábado (2), cavaleiros e comitiva recebem a tradicional bênção antes da cavalgada – Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Começa nesta sexta-feira (1º) a tradicional Festa do Tropeiro, em São Francisco Xavier. O evento, que está na 13ª edição, resgata a cultura do tropeirismo com cavalgada, comidas típicas e modas de viola. Tudo isso no Parque Municipal, que fica logo após o portal do distrito.

Haverá atrações durante todo o final de semana. Na sexta à noite, será realizada a escolha da Rainha da Festa. Já na manhã do sábado (2), cavaleiros e comitivas recebem a bênção antes de saírem para a cavalgada pelo distrito. Os três dias terão apresentações musicais, com violeiros e sertanejos.

Após dois anos de interrupção em razão da pandemia, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Prefeitura de São José dos Campos retomam a festa presencial.

O objetivo é valorizar o tropeirismo e as pequenas comunidades da Serra da Mantiqueira, por onde os tropeiros passavam e paravam para descansar quando vinham de Minas Gerais, aproveitando para comercializar produtos no Vale do Paraíba.

Programação

Parque Municipal de São Francisco Xavier

Sexta-feira (1º)

18h – Escolha da Rainha da Festa

19h30 – Apresentação de Wagner Vilela, violeiro do distrito

Sábado (2)

9h – Concentração dos cavaleiros e comitivas

10h – Benção aos tropeiros antes da saída para o desfile

15h – Apresentação do violeiro Fábio Miranda

19h30 – Show da dupla sertaneja Talis e Welinton

Domingo (3)

11h – Apresentação de Rafael Gonzá

13h – Apresentação de Giba Reys

16h – Apresentação de Adriana Farias

Por Bianca de Aquino | Assessoria de Imprensa – SJC