São Sebastião anuncia concurso público para a contratação de mais 50 policiais municipais

A Prefeitura de São Sebastião confirmou, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SEGUR), que ampliará o efetivo da Polícia Municipal com a abertura de concurso público para contratação de mais 50 policiais.

De acordo com informações do comandante da Polícia Municipal, André Maciel, o processo para realização do concurso público está bem adiantado para publicação do edital.

Maciel explicou, ainda, que o concurso permitirá aumentar o efetivo da corporação na Costa Sul, atendendo todas as regiões.

Além da ampliação do efetivo, a abertura do concurso viabilizará a criação das patrulhas Ambiental e Marítima. A Patrulha Ambiental também terá uma base na Costa Sul, assim como a base da Polícia Municipal que será instalada em Maresias. A Patrulha Marítima terá uma base no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico.

O novo concurso público será sem ônus para a Prefeitura na formação dos novos policiais, uma vez que agora a Secretaria de Segurança possui Academia de Formação da Polícia Municipal, após a recente formação de três instrutores no Curso de Tiro e Armamento. Dessa forma, a corporação consegue formar policiais com a grade curricular da Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Armamento e viatura

Além do aumento do efetivo, a Polícia Municipal receberá, neste segundo semestre de 2022, novos armamentos, como pistola Beretta e Carabina CTT.40, adquiridas pela Prefeitura.

Também está em fase final o processo de aquisição de novas viaturas para a Polícia Municipal.

A Segur, em parceria com a Secretaria de Educação, implantou o monitoramento (por vídeo e alarme) em todas as escolas da rede pública municipal.

São Sebastião foi a primeira cidade do Litoral Norte a aderir e instalar o sistema de monitoramento Muralha Digital, integrado ao Sistema Córtex da Secretaria de Operações Integradas, Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.  Com a ajuda do Centro de Operações Integradas (COI) e do sistema Muralha Eletrônica, pelo monitoramento de câmeras em todo o município, as forças de segurança prenderam foragidos, apreenderam carros roubados e esclareceram dezenas de crimes.