Conselheiros de Saúde de Caraguatatuba recebem capacitação

Conselheiros de Saúde de Caraguatatuba recebem capacitação

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na quarta-feira (3) uma capacitação para 100 conselheiros que fazem parte do Conselho Municipal de Saúde (Comus) e do Conselho Gestores de Unidades (CGUs).

Autoridades falam aos participantes da capacitação (Foto: Divulgação/PMC)

O treinamento tem duração de seis dias e irá abordar temas relevantes relacionados aos conselhos de saúde sobre orçamento e financiamento, participação popular e controle social, relações interpessoais, organização do conselho, planejamento, atribuições, entre outros.

A capacitação visa fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS) e o aprimoramento da gestão e de políticas públicas no município.

No primeiro dia estiveram presentes o secretário de Saúde, Gustavo Boher; a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo e a presidente do Comus, Priscila Meyer.

Conselheiros durante dinâmica em grupo, estão reunidos em círculo e fazem atividade com barbante (Foto: Divulgação/PMC)

O secretário desejou um ótimo curso aos conselheiros e destacou que “espero que todos saiam com um conhecimento mais amplo do nosso sistema de saúde para que possam exercer a função de fiscalizador, de elaboração e de contribuição às políticas públicas de saúde. Parabéns aos participantes e ao envolvidos que fazem este treinamento virar realidade no nosso município”, finalizou.

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão de caráter permanente, deliberativo e fiscalizador da execução da Política de Saúde, inclusive sob os aspectos econômicos e financeiros. Seus integrantes precisam participar de todas as etapas de modo a poder influir, criticar e acompanhar a execução do Planejamento de Saúde do Município.

Já o Conselho Gestores de Unidades é formado por usuários de saúde, trabalhadores da saúde e pela gestão (poder público). Neste caso, estes possibilitam a proximidade da comunidade da dinâmica dos serviços de saúde, da unidade e a interação com as demais organizações do bairro.

Por Ascom PMC