Profissionais da saúde podem se vacinar contra Meningite C a partir de segunda-feira em Caraguatatuba

Profissionais da saúde podem se vacinar contra Meningite C a partir de segunda-feira em Caraguatatuba

A partir de segunda-feira (8), profissionais de saúde devem se imunizar contra Meningite C para aumentar a proteção contra a doença meningocócica, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade.

Enfermeira aplica vacina em braço de homem (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba segue a recomendação do Ministério da Saúde de vacinar mesmo aqueles que tenham comprovação de dose anterior, desde que tenha intervalo de quatro semanas, com esquema de uma dose, até fevereiro de 2023.

A doença meningocócica é uma infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Essa bactéria pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção da corrente sanguínea). Esses dois tipos de infecções são muito graves e podem levar à morte em até 24 horas.

A bactéria meningocócica pode ser transmitida por gotículas para outras pessoas, através do beijo, tosse ou espirros. As bactérias podem ser transportadas no nariz e na garganta de uma pessoa infectada que não apresenta sintomas, mas pode transmitir a doença para outras pessoas.

Os sintomas podem aparecer primeiro como uma doença parecida com a gripe e piorarem rapidamente, além de apresentar pescoço rígido, febre alta, sensibilidade à luz, confusão, dores de cabeça e vômito.

Uma forma mais grave da doença é a septicemia (infecção da corrente sanguínea), caracterizada por erupções roxas escuras e danos rápidos à corrente sanguínea e aos órgãos. Mesmo quando o diagnóstico é precoce e o tratamento é iniciado, os infectados podem vir a falecer, muitas vezes dentro de 24 a 48 horas após o início dos sintomas.

A vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto da Tabatinga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e a população deve estar munida de documento com foto e a Carteira de Vacinação.

Por Ascom PMC