DestaqueLITORAL

São Sebastião realiza quase 6 mil viagens de pacientes para tratamento fora do município em 2023

Crédito: Juliano Rodrigues I PMSS

A Divisão de Transporte Sanitário da Secretaria de Saúde (SESAU) de São Sebastião realiza, diariamente, o transporte de cerca de 130 a 150 pacientes para tratamento fora do município, em instituições de referência do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente neste ano, já foram feitas quase 6 mil viagens em mais de 1 milhão e 500 mil quilômetros rodados.

Por mês, são realizadas, em média, 600 viagens que somam cerca de 160 mil quilômetros. Os principais destinos são as cidades de São Paulo, São José dos Campos, Barretos, Taubaté, Jacareí, Aparecida, Lorena, Sorocaba, Campinas, Santos, Ribeirão Preto, Bauru e Jaú.

O transporte sanitário eletivo é destinado para usuários que demandam serviços de saúde de caráter não urgente e emergencial, que não apresentam risco de vida e nem a necessidade de recursos assistenciais durante o deslocamento.

Para a realização desse transporte, São Sebastião conta com uma frota diversificada composta por quatro ambulâncias básicas, dez Spins, seis Ônix e 16 Vans, sendo seis adaptadas, com capacidade para transportar mais de 140 pacientes diariamente.

O agendamento para utilização do serviço deve ser feito com antecedência pelo telefone 0800 773 4343. Para outras informações, o usuário deve ligar para (12) 3891-3420.

O transporte intermunicipal de pacientes é exclusivo para moradores de São Sebastião. Quando necessário, é possível levar um acompanhante.

Por Janaína Maria de Castro I PMSS