LITORAL

Agentes de Combate a Endemias visitam quase 800 casas em mutirão de controle das arboviroses no bairro Maresias em São Sebastião

Foto: Jorge Mesquita \ PMSS

Os agentes de Combate a Endemias da Secretaria de Saúde (SESAU) de São Sebastião visitaram, nesta semana, 772 residências no sertão de Maresias, na Costa Sul do município, orientando os moradores e eliminando criadouros de mosquitos.

O mutirão de controle das arboviroses foi realizado na segunda-feira (27), com a visita de 278 residências; na terça-feira (28), quando foram vistoriadas 292 casas; e nesta sexta-feira (1º/12), concluindo a ação com mais 202 visitas.

A ação integrou o Plano de Mobilização Social para Ações de Controle das Arboviroses no Estado de São Paulo, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde.

O sertão de Maresias foi escolhido por ser o bairro mais afetado pela dengue esse ano, concentrando 266 dos 789 casos de dengue registrados em São Sebastião, o que corresponde a 34% dos casos.

Mobilização

O Plano de Mobilização Social para Ações de Controle das Arboviroses no Estado de São Paulo ocorre de 27 de novembro a 2 de dezembro, unindo sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas em uma ação simultânea em todo o estado de São Paulo, com enfoque em eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A população também é convidada a participar da campanha, eliminando os criadouros do mosquito nas residências, locais de trabalho e bairros. O grande objetivo é prevenir doenças como a dengue, que podem aumentar no verão, quando as condições climáticas são favoráveis ao aumento dos mosquitos.

Orientações

Para evitar a proliferação de mosquitos como o Aedes aegypti, evitando a disseminação de doenças como a dengue, devemos:

· Evitar o acúmulo de água;

· Manter garrafas vazias ou baldes virados para baixo;

· Não deixar entulho em locais sem cobertura no quintal ou nas ruas;

· Manter a lata de lixo devidamente tampada e pneus guardados em locais cobertos, longe da chuva;

· Caixas d’água, poços ou piscinas devem estar cobertos e as calhas de água limpas;

· Os tanques utilizados para armazenar água devem ser lavados semanalmente com escova e sabão;

· Pratos dos vasos de plantas devem ter terra ou areia até a borda;

· Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;

· Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

· Não deixe água acumulada sobre a laje.

Por Janaína Maria de Castro \ PMSS