DestaqueLITORAL

Casa do Caiçara acolhe e abriga moradores das comunidades tradicionais de Ilhabela

A Casa do Caiçara “Hélio Reale”, localizada na Rua Joaquim Sampaio de Oliveira, 125, no Perequê, é uma unidade pública de prestação de serviço que acolhe e abriga moradores das comunidades tradicionais de Ilhabela.

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, o espaço existe desde 2010 e conta com alimentação, dormitórios, banheiro e uma equipe de atendimento especializado com cozinheiras e funcionárias de limpeza para receber a população.

“Os caiçaras vem aqui por conta de algumas demandas. A principal é a saúde, para fazer exames e consultas. Outras demandas são pessoais, relacionadas à questões bancárias e atualização de Cadastro Único”, explica a assistente social Claudia Barrios.

A assistente social serve para intermediar os direitos dos moradores e organizar o fluxo de acolhimento na Casa, principalmente na questão do tempo de permanência. “Geralmente os caiçaras ficam em torno de uma semana”, acrescenta Claudia. São mais de 1000 caiçaras ao todo, entre as 18 comunidades existentes.

Por meio da Casa Caiçara, a população das comunidades tradicionais tem acesso a informações antes desconhecidas. “Nosso trabalho é importante, porque torna as pessoas mais independentes. Nós ajudamos os moradores das Comunidades Tradicionais a descobrirem os próprios direitos”, diz a orientadora social Patricia Vieira, que também trabalha diretamente com essa parcela da população Ilhabelense.

Serviço

Localização: Rua Joaquim Sampaio de Oliveira, 125 – Perequê

Horário de funcionamento: 7h às 19h

Por Assessoria de Imprensa Prefeitura de Ilhabela