Destaque PequenoLITORAL

Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência em Caraguatatuba recebe primeiros residentes

Foi com muita ansiedade e carinho que as duas primeiras pessoas que irão residir na Instituição de Longa Permanência para Idosos e Pessoas com Deficiência Maria Lúcia Baracat (ILP) foram recepcionadas na tarde de quinta-feira (14) em sua nova moradia.

Eles foram aguardados na porta de entrada da Instituição pelo secretário de Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo, e demais funcionários da ILP, que é a primeira em todo país destinada à PcDs e idosos.

C.P.O.G, de 53 anos, portadora de esclerose múltipla e R.J.S., PcD, estavam internados na Casa de Saúde Stella Maris há mais de um ano porque não tinham como receber alta sem um local apropriado para viver.

Com a inauguração da ILP, surgiu a possibilidade de institucionalizar essas pessoas que saíram de um ambiente hospitalar e passaram a integrar uma residência apropriada e adaptada às necessidades especiais deles.

R.J.S. é técnico em eletrônica e não possui as duas pernas. Chegou à ILP em uma ambulância. Sorridente e bem humorado, foi imediatamente conduzido por enfermeiros ao seu novo quarto. “Gostei daqui, mas quero saber se poderei trazer meus equipamentos de eletrônica para cá, para mexer”, questionou logo.

A resposta para R.J.S. foi positiva. “As atividades físicas e manuais serão incentivadas para que eles tenham a ocupação que gostam”, explicam os técnicos que cuidarão dos residentes.

C.P.O.G. não tem capacidade de se expressar. Também foi conduzida ao seu quarto e instalada em uma cama especial. O quarto arejado, a alimentação adequada e a assistência multidisciplinar diuturna garantirá seu conforto.

Amauri Toledo comemora satisfeito mais uma conquista importante para o município. “É uma vitória podermos contar, em Caraguatatuba, com esse equipamento inédito no país, graças a oportunidade oferecida pelo prefeito Aguilar Junior e ao trabalho incessante da equipe. Foi um enorme esforço tornar tudo isso realidade e agora, estamos tendo a satisfação de receber aqui as primeiras pessoas que poderão usufruir de todo esse trabalho construído com muita dedicação e carinho”. 

A ILP

O empreendimento, construído no bairro Pontal de Santamarina, região Centro-Sul da cidade em uma área de 2.856 m², foi inaugurado em 14 de novembro deste ano.

O local conta com 46 vagas (40 para idosos e seis para pessoas com deficiência), banheiros adaptados e acessíveis, Academia da Terceira Idade (ATI), sala de informática, espaço gourmet, sala multimídia, amplo espaço arborizado, refeitório, rouparia, administração e lavanderia. O investimento gira em torno de R$ 1,2 milhão. 

Na instituição, os idosos e pessoas com deficiência serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar. 

Além da ILP Municipal, a Sepedi possui convênio com outras três instituições de longa permanência para acolhimento de 89 idosos em situação de vulnerabilidade, além da Residência Inclusiva para pessoas com deficiência. 

Lembrando que a institucionalização segue o Estatuto da Pessoa Idosa e acontece quando mesmo se encontra em situação de risco, violência e ou vulnerabilidade extrema, que não possua família ou que a mesma não apresente condições de cuidar do idoso. As demandas serão encaminhadas pela rede à Sepedi, que avaliará os casos juntamente com as equipes das instituições.