DestaqueSul Fluminense

Prefeitura de Itatiaia realiza obras em diversos bairros

Muro de contenção Rua Harry Bertell

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Itatiaia concluiu os trabalhos de reforma na Casa dos Conselhos Municipais e na sede do Conselho Tutelar. No primeiro espaço, localizado à Rua São José, nº129, no Centro, o foco das intervenções foi a acessibilidade. O objetivo, de acordo com a Secretaria de Obras, é assegurar o pleno acesso dos visitantes e frequentadores ao local. 

Já na sede da Conselho Tutelar houve pintura externa e interna, troca de piso e reforma do banheiro, além de manutenção e reforma do telhado. Segundo o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Altamir Barreto, durante o ano os trabalhos aconteceram em diversas localidades do município, como, por exemplo, em Maringá / Maromba. Lá, com o apoio da Administração Regional, houve a reforma da Capela do Cemitério Municipal, com a troca do telhado e pintura, entre outros serviços. 

De acordo com Altamir, os serviços realizados proporcionam maior segurança e conforto para os moradores. Na Rua Harry Bertell, em Penedo, está sendo erguido um muro de contenção, para reforçar o solo naquele ponto, já preparando a via para o verão, período em que as chuvas tendem a ser mais intensas. Na Parte Alta do bairro Nova Conquista a Prefeitura realiza obras de drenagem fluvial, com manilhamento, bocas de lobo, caixas de inspeção e meio-fio, além do asfaltamento de vias. 

O Secretário de Obras lembra que diversas intervenções aconteceram na Vila Esperança, dentre elas uma calçada, com corrimão, na Rua Juliana Campos Neves. O trabalho foi feito em uma encosta, com o plantio de grama, para proporcionar maior estabilidade ao solo e segurança para quem transita pela região.  

– No bairro realizamos ainda serviços como tapa-buracos e construção de uma rede de drenagem, com a implementação de uma galeria com escada, desde a parte alta da rua, para contenção de águas pluviais. A obra de contenção, com talude, resolve um problema antigo do bairro, que em época de chuvas mais fortes convivia com as águas do alto de um morro existente no bairro escorrendo por sobre a pista – conclui Altamir.