Destaque PequenoVale do Paraíba

Seminário de Boas Práticas Educacionais e Pedagógicas em Guaratinguetá iluminou a noite com reconhecimento e inspiração

Na última terça-feira (12), ocorreu uma noite memorável o I Seminário de Boas Práticas Educacionais e Pedagógicas. Essa primeira edição teve por objetivo inspirar, valorizar e estimular o diálogo e o compartilhamento de experiências, estimular a criatividade, bem como potencializar o progresso tecnológico a partir do reconhecimento e divulgação de Boas Práticas de projetos inovadores desenvolvidos por professores do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de ensino em sala de aula.

O evento teve início com a apresentação de Ginástica Rítmica da aluna Ana Vitória Reis da Silva, representando a escola Ramão Gomes Portão. A plateia foi cativada pela sua bela performance. Também se apresentaram os alunos tutores de tecnologia Google Hian Ribeiro da Silva e Ana Clara Fernandes Vieira Maia.

O I Seminário de Boas Práticas Educacionais e Pedagógicas premiou 3 práticas Educacionais Pedagógicas e 3 práticas Educacionais Tecnológicas, além de menções honrosas em cada categoria e uma menção honrosa especial ao projeto que melhor incluiu e aprimorou de maneira exemplar a Educação Midiática.

Para deixar a noite ainda mais especial, aconteceu diversos sorteios de prêmios que encantaram os participantes. Entre as premiações, destacaram-se fones de ouvido sem fio, guias de educação midiática e diárias na acolhedora Pousada 7 Nascentes. A diversidade desses brindes tornou a comemoração ainda mais memorável e repleta de gratas surpresas.

 O Selo de Boas Práticas foi entregue para as escolas que tiveram mais professores premiados que foram a escola Professora Ana Fausta de Moraes e a  escola Professor João Mendes Filho.

Conheçam os professores premiados:

Boas Práticas Educacionais Tecnológicas

1º lugar – Jozeli Mara da Silva Gonçalves – “Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para desenvolvimento da Educação 5.0 (Escola Professora Francisca de Almeida Caloi)

2º lugar – Aline da Silva Pimenta – “Tecnologias Digitais no Ensino Fundamental: potencializando o trabalho pedagógico e a recomposição de aprendizagens” (Escola Profª Luzia de Castro Mittidieri)

3º lugar – André Luis de Paula Arneiro – “Podcast – Conversa na Mesa com Armandinho” (escola Professora Maria Julia Antunes do Amaral Moreira)

Menções honrosas:

Professora Layla Monique Castilho de Souza, com a prática “Pequenos Programadores” – escola Professora Maria Carmelita de Moraes

Professor Rafael Martins, com a prática “Oficina de Videoaulas de História” – escola Professora Maria Aparecida Broca Meirelles

Boas Práticas Educacionais Pedagógicas

1º lugar – Tainá Maíra Monteiro da Silva – “Descobrindo o indígena que existe em mim” (Escola Professor João Mendes Filho)

2º lugar – Luiz Paulo Alves da Cruz – “Reconhecendo Nossas Raízes e Conhecendo Nossa História (o Jongo da Tamandaré) (Escola Professora Ana Fausta de Moraes)

3º lugar – Poliana Andrade Pinheiro de Mendonça – “A Magia é na escola: Harry Potter e a Pedra Gramatical” (Escola Profª Ana Fausta de Moraes)

Menções Honrosas:

Eduardo Cunha Moreira – “Desenvolvendo a musicalidade e o ritmo utilizando a percussão com balde  – Bucket Drum” (Escola Dr. Guilherme Eugênio Filippo Fernandes)

Juliana Meissner Moraes – “Uma investigação criminal na aula de ciências: a Ciência Forense para o ensino de genética” (Escola Professor Virgílio Rosas)

Micheli Soares dos Santos de Paula – “Eu leio, você também” (Escola Profª Heloísa Helena Rodrigues Alves Sanches)

Menção Honrosa Especial de Educação Midiática

Mariana Moreira da Veiga Milesi, com a prática “Projeto de Leitura Interdisciplinar: Guardiões da Terra” – escola Prof. João Mendes Filho

Os alunos do Sarau dos anos finais da escola Ramão Gomes Portão, encerraram o evento de maneira brilhante, deixando uma marca inapagável nas memórias de todos que tiveram o privilégio de testemunhar esse momento de pura expressão artística.