Sul Fluminense

Combate à dengue intensificado: Prefeitura de Itatiaia iniciará passagem do carro fumacê na segunda-feira (08)

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Vigilância Ambiental, ligada à Secretaria de Saúde, vem intensificando as ações contínuas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunyia. Nesta sexta-feira (05), equipes da Vigilância Ambiental e Obras estão no bairro Campo Alegre, realizando visitas domiciliares, eliminação de focos e retirada de entulhos e lixo nas vias públicas. Os agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde estão trabalhando juntos na orientação dos moradores. A Vigilância segue atuando também no controle químico e na eliminação de criadouros nas residências visitadas. 

Também nesta sexta-feira, o prefeito, Irineu Nogueira e a equipe do setor de Vigilância Ambiental, receberam o gerente técnico da Divisão de Controle de Vetores do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Corrêa e o assessor técnico, Edson Colli para alinhar novas estratégias de combate ao mosquito, em parceria com o Governo do Estado.  

Na próxima segunda-feira (08) o município iniciará o uso do fumacê como mais um recurso de combate. A programação do carro fumacê inclui inicialmente os bairros Jardim Itatiaia, Campo Alegre, Nova Conquista, Vila Niterói, Jardim Paineiras, Vila Esperança, Vila Martins, Vila Magnólia, Vila Odete, Vila Paraíso, Jardim Martinelli, Jardim das Rosas, Marechal Jardim e terá um ciclo de três semanas. 

O carro passará nas localidades a partir das 6h e a partir das 16h. Nesses horários, é recomendado que os moradores deixem portas e janelas abertas, retirem roupas do varal, tampem gaiolas e aquários, bem como vasilhas de alimentação de animais. Pessoas com problemas respiratórios devem ficar nos cômodos ao fundo da residência.  

O supervisor do setor de Vigilância Ambiental de Itatiaia, Rafael Rezende, ressalta que o uso desses equipamentos não exclui a necessidade das demais ações de controle. A utilização de equipamentos de aplicação de inseticidas tem caráter complementar.  

– É essencial que a população continue com as medidas de prevenção, cuidando dos quintais e evitando acúmulo de água em possíveis criadouros do mosquito. O inseticida vai atingir os mosquitos na fase adulta, por isso, é importante seguir com a eliminação dos criadouros, caso contrário, há risco do mosquito retornar mais resistente – explicou. 

Monitoramento 

A Secretaria de Saúde também está monitorando diariamente a ocorrência de casos suspeitos, notificando imediatamente a Vigilância Ambiental para a localização de residência de todos os casos suspeitos, viabilizando ações de bloqueio. De acordo com o último levantamento da Coordenação de Vigilância Epidemiológica do Estado do Rio de Janeiro, em dezembro foram confirmados 168 casos da doença no município.  

– Lembrando que cabe a todas as pessoas verificarem suas casas e fazerem vistorias diárias para que o número de criadouros do Aedes diminua na cidade – enfatizou Rafael. 

PROGRAMAÇÃO DO CARRO FUMACÊ 

HORÁRIO:
MANHÃ: A PARTIR DAS 6H

TARDE: A PARTIR DAS 16H 

Segunda-feira (08) 

TARDE: Jardim Itatiaia 

Terça-feira (09) 

MANHÃ:Campo Alegre e Nova Conquista 

TARDE: Vila Niterói e Jardim Paineiras  

Quarta-feira (10) 

MANHÃ:Centro, Vila Esperança e Vila Martins 

TARDE: Vila Magnólia, Vila Odete e Vila Paraíso 

Quinta-feira (11) 

MANHÃ: Jardim Martinelli 

TARDE:Jardim das Rosas e Marechal Jardim 

ORIENTAÇÕES:  

– ABRA PORTAS E JANELAS 

– RETIRE ANIMAIS, ALÉM DE BEBEDOUROS E COMEDOUROS DO QUINTAL 

– RETIRE ROUPAS DO VARAL 

*Cronograma sujeito à alteração em virtude das condições climáticas