DestaqueSul Fluminense

Itatiaia recebe câmaras frias para vacinas

A Secretaria de Saúde deItatiaia recebeu na segunda quinzena de dezembro 18 câmaras frias. Elas serão destinadas para armazenamento e conservação dos imunobiológicos usados na Atenção Básica do município e na Sala de Vacinas da Policlínica, além da Farmácia Municipal e Laboratório e Farmácia do Hospital Dr. Manoel Martins de Barros. Com a instalação dos equipamentos o município passará a dispor de uma rede de refrigeração de vacinas, que garante a manutenção da qualidade dos imunobiológicos repassados pelo Ministério da Saúde a estados e municípios para a vacinação regular ou em campanhas. 

De acordo com o Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, receberão os equipamentos todos os Postos atuais (Campo Alegre I, Campo Alegre II, Centro, Marechal Jardim, Maromba, Penedo, Vila Esperança, Vila Flórida e Vila Magnólia) e os que deverão começar a funcionar em breve (África 1, Vila Odete e Jardim Itatiaia).  

Os equipamentos são de ponta e possuem tecnologia que dispensa a necessidade de geradores externos. Em caso de interrupção no fornecimento de energia o sistema mantém todas as funções eletroeletrônicas, inclusive o compressor de frio, com autonomia para até 24 horas.  

“O Sistema é automático e capaz de realizar ligações telefônicas, via central telefônica ou linha fixa direta, para até seis números (celulares ou fixos) sempre que o equipamento alarmar por temperatura crítica. Caso ocorra instabilidade da energia elétrica, os avisos serão disparados automaticamente”, informa Luiz Eduardo.  

O prefeito Irineu Nogueira destacou a importância das câmaras frias. Segundo ele, a iniciativa não existia no município e sua importância é fundamental para a perfeita conservação das vacinas.  

– Esse é mais um importante investimento que a Prefeitura realiza na área da saúde. Vale reforçar que avanços como esse, além de beneficiar a população, trazem melhores condições para o trabalho dos profissionais da saúde que atendem a população de Itatiaia – afirma.