DestaqueSul Fluminense

Prefeitura de Volta Redonda investe na prevenção de acidentes com motocicletas

Acidentes de trânsito são graves problemas de saúde pública no país, especialmente os envolvendo motociclistas. Isso porque além do alto risco de morte, as vítimas costumam ter sequelas causadas pelos traumas do acidente, tirando-os precocemente do mercado de trabalho, por exemplo.

Para combater esses acidentes, principalmente os que poderiam ser evitados, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), vem realizando fiscalizações de trânsito e oferecendo curso gratuito de pilotagem para motociclistas habilitados da cidade. As aulas serão retomadas nesta segunda-feira (15).

O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, lembrou que nos últimos anos, principalmente durante a pandemia de Covid-19, o número de motos cresceu, devido a questões socioeconômicas e de mobilidade urbana, o que exige maior atenção das autoridades.

A Ordem Pública de Volta Redonda, através da Guarda Municipal (GMVR), vem realizando fiscalizações que têm como alvo os condutores sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e as motocicletas sem equipamentos obrigatórios de segurança.

O objetivo é combater atos irresponsáveis e garantir a segurança de todos no trânsito.

No curso de pilotagem os alunos aprendem técnicas que ajudam a prevenir acidentes, além de noções de educação no trânsito.

A capacitação conta com conteúdo teórico e prático e é ministrada pela escola do multicampeão e piloto profissional Helder Shad.

A capacitação ocorre às segundas-feiras, no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no bairro Aero Clube.

A parte teórica conta com a participação do corregedor da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), inspetor Valdo Rocha.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, na Semop, que fica na Ilha São João, ou pelo telefone (24) 3340-2290.

Nos horários das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30. Os interessados precisam ter CNH e possuir moto de qualquer categoria, já que as aulas ocorrem no veículo do aluno.