DestaqueSul Fluminense

Projetos culturais e esportivos envolveram centenas de jovens de Itatiaia em 2023

O ano de 2023 foi repleto de ações culturais e esportivas, iniciativas da Prefeitura, envolvendo moradores de todas as idades. Só na Casa da Cultura, ligada à Superintendência de Cultura, contou com mais de 500 alunos, participantes nas diversas oficinas e cursos oferecidos. Com uma oferta diversificada de 10 cursos e oficinas, englobando áreas como Dança, Corte e Costura, Fanfarra, Percussão, Violão, Canto, Artes Circenses e Teatro, a Casa da Cultura expandiu ainda mais seu leque de atividades ao introduzir com sucesso o curso de Culinária (“Cultura na Cozinha”) e a Oficina de Teclado. A Prefeitura deu início à reforma do teatro municipal. 

Ao longo do ano, a Cultura realizou 16 eventos que se tornaram verdadeiros marcos culturais. Entre esses eventos, destaca-se a Matinê Infantil, o prestigiado Concurso Garota e Rainha Expo, o vibrante Festival de Dança, a Semana da Pessoa com Deficiência que promoveu inclusão e sensibilização, o  Dia das Crianças, a peça teatral “DORISO”, os espetáculos de dança “Um Conto de Encanto” e “O Imperador”, e o fascinante espetáculo de circo.

Além das performances no palco, a Casa da Cultura também se dedicou a projetos inovadores como o “Do La Si”, que resgatou cantigas, levando música e tradições aos munícipes, enquanto o projeto “A Leitura Dá Asas à Imaginação” promoveu o acesso à cultura por meio da leitura. Destaca-se também a parceria estabelecida com a APAE no “Projeto Cultural para Todos”, evidenciando o compromisso com a inclusão e a diversidade cultural.

A generosa doação de mais de dois mil livros pela Academia Brasileira de Livros Biblioteca Acadêmica do Rio de Janeiro enriqueceu significativamente o acervo da biblioteca da Casa da Cultura, proporcionando um tesouro de conhecimento à disposição da comunidade.

As oficinas esportivas passaram pelos bairros, envolvendo centenas de moradores. O projeto “Esportes em todos os Cantos”, com aulas de zumba, skate e capoeira, e modalidades como tênis de mesa, basquete, vôlei,  vem sendo desenvolvido em vários polos, inclusive em Maromba e Maringá e a região dos vales. São 14 bairros contemplados e mais de 100 turmas formadas.

A Prefeitura também seguiu apoiando diversos atletas do município e eventos. Em julho, o município sediou, com apoio da Prefeitura, o Grande Prêmio Itatiaia de Paraciclismo 2023, provas de Ciclismo e o Campeonato Mountain Bike Uphill, com as provas de Mountain Bike e Gravel válidas pelo Campeonato Estadual.

Foi entregue, em outubro, a nova pista de skate do Campo Alegre. O projeto da reforma, idealizado pela Secretaria de Esporte e Lazer, com a participação de skatistas do município e o apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, promoveu adequações no equipamento esportivo, dentro de especificações previstas pela Confederação Brasileira de Skate.

– Tivemos um ótimo ano, marcado por uma trajetória rica em realizações e significativas contribuições para o panorama cultural e esportivo da nossa comunidade. E renovamos o nosso compromisso para o próximo ano em proporcionar novas experiências enriquecedoras para todos os que participam dos projetos – relatou o prefeito, Irineu Nogueira.