DestaqueLITORAL

Ilhabela inaugura novo Centro de Formação Profissional na Barra Velha na quarta-feira

Espaço leva o nome do ex-governador de São Paulo e ex-senador José Serra e irá abrigar cursos voltados à construção civil e artesanato

O novo Centro de Formação Profissional, na Barra Velha, será inaugurado nesta quarta-feira (7), às 9h, pela Prefeitura de Ilhabela. A unidade, que homenageia o ex-governador de São Paulo e ex-senador José Serra, abrigará cursos voltados à construção civil e artesanato, promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai.

O edifício, localizado na Rua Manoel Macário da Silva, 288, na Barra Velha, terá no térreo salas para os cursos de Marcenaria, Elétrica Residencial, Instalador Hidráulico, Pedreiro, Assentador de Piso e Manutenção de Ar-Condicionado. No andar superior, estão previstos os cursos de Mosaico, Pintura, Crochê, Macramê e Pintura de Canga.

No ano passado, a Prefeitura formou 900 pessoas nos diversos cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Senai e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac.

O prefeito Toninho Colucci ressaltou a importância dos cursos como um meio de ampliar a inserção de munícipes no mercado de trabalho. “Quando qualificamos a mão de obra, investimos nas pessoas e no futuro da cidade, de forma a garantir mais renda e, assim, aquecer a economia local”.

Inscrições

A partir desta segunda-feira (5), os interessados em realizar os cursos de qualificação do Fundo Social de Solidariedade podem comparecer na sede do Fundo Social, localizada na Rua Guaiamu, 56 – Perequê, das 9h às 16h, munidos com a cópia do RG e do comprovante de residência. É necessário ser maior de 16 anos e residir no município de Ilhabela.

José Serra

José Serra nasceu em São Paulo, em março de 1945. Filho de imigrantes italianos, pai feirante, teve uma infância humilde. Foi criado na Mooca e é torcedor do Palmeiras, marido da Mônica e pai da Verônica e do Luciano.

Com 60 anos de atividade pública, José Serra é economista, acadêmico e um dos mais expressivos políticos brasileiros. Ex-prefeito, ex-governador, ex-senador, ex-professor da Unicamp, ex-ministro da Saúde e do Planejamento. O currículo da vida política de José Serra é extenso.

Cursou Engenharia Civil e foi presidente da União Estadual dos Estudantes. Com o golpe militar de 1964, foi exilado e cursou Economia.

Voltou ao Brasil em 1979 com a anistia. Foi ministro da Saúde no governo de Fernando Henrique (1995-2002), eleito prefeito de São Paulo em 2004 e governador do Estado em 2006. Elegeu-se senador por São Paulo em 2014.

O combativo José Serra nunca teve medo das boas batalhas. E ele gosta das grandes, como a que proibiu o cigarro em ambientes fechados de uso coletivo, proposta que gerou diversas críticas, mas depois inspirou leis a nível estadual e federal, comprovando sua eficácia.

Serra sempre teve São Paulo como farol, mas com propostas e decisões que reverberaram por todo o país e que beneficiaram milhões de brasileiros.

Foi considerado o melhor ministro da Saúde pela ONU. Quando governador do Estado de São Paulo, foram inúmeras realizações importantes, como a criação dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs); a inauguração do Instituto do Câncer, referência na América Latina; a implementação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, para pessoas com deficiência; o Museu Catavento; o Museu do Futebol; a ampliação das Escolas Técnicas (Etecs), das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e do Poupatempo, a abertura das Fábricas de Cultura, entre muitas outras.

Ainda na Saúde, ampliou o Programa Saúde da Família; promoveu mutirões de cirurgias de cataratas, de varizes e de próstata; criou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária-Anvisa para proteger a saúde da população e implantou a rotulagem nutricional obrigatória nos alimentos para promover uma dieta mais saudável.