DestaqueLITORAL

Serviço de Odontologia do Hospital Regional em Caraguatatuba já atendeu mais de 1 mil pacientes

A unidade de Serviço de Odontologia do Hospital Regional do Litoral Norte Francine Maia França (HRLN), gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), em Caraguatatuba, foi implantada há cerca de um ano e já atendeu mais de 1 mil pacientes. 

Nesse período foram realizados procedimentos beira leito, como laserterapia, exodontia, remoção de aparelho ortodôntico, instalação de protetor bucal e drenagem de abscesso, essenciais para a melhora da saúde geral e qualidade de vida dos pacientes durante o período de internação.

O cuidado odontológico ao paciente é fundamental para a preservação e recuperação da saúde. Segundo a odontóloga da unidade, Erika de Paula da Cruz, ”os serviços realizados na unidade têm o objetivo de aliviar a dor e o desconforto agudos na cavidade oral”.  

Entre outros procedimentos são removidos focos de infecção oral ativos, tratadas lesões em mucosas orais e promovidas ações para orientar sobre os cuidados com a higiene bucal. Essas abordagens permitem auxiliar na redução dos riscos de complicações sistêmicas como infecções oportunistas, infecções pulmonares associadas à ventilação mecânica e diminuição do aceite da alimentação, contribuindo na melhora clínica do paciente de modo que sua internação não se prolongue.

Para Sandra Marcondes, diretora operacional do HRLN, “A chegada do profissional odontólogo à equipe multiprofissional, foi um grande ganho para o hospital. Dessa forma, cada vez mais podemos garantir um melhor cuidado ao nosso paciente, evitando o agravo no quadro clínico e diminuindo sua estadia na unidade tratamento intensivo”, destacou.