Vale do Paraíba

Muita cultura e literatura na 1ª edição da Festa Literária Lorenense – FLLOR

Por Ascom PML

Lorena recebeu, entre os dias 19, 20 e 21 de abril, a 1ª edição da Festa Literária Lorenense – a FLLOR. Em homenagem a Péricles Eugênio da Silva Ramos, o evento buscou resgatar o melhor da literatura lorenense, destacando a cultura e produções locais por meio de mesas temáticas e outras atrações na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo.

Houve diversas palestras, espetáculos teatrais, shows, contação de histórias, bate-papos exclusivos com escritores, profissionais de artes cênicas e historiadores da nossa cidade e região, além de artesanato, gastronomia e a plataforma 360º.

Na sexta-feira, 19, a abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, comissão organizadora e das escolas municipais. Também houve a premiação do Concurso Literário da Secretaria de Educação e o show com Pedro Palomo.

À tarde, a programação contou com três mesas temáticas, sobre “O papel da Literatura no infantojuvenil”, “A Literatura e as Artes Cênicas” e “De onde vêm as histórias?”. Também houve contação de histórias com Cristino Wapichana e o show com Mayr Oliveira.

No sábado, 20, os espetáculos teatrais “Miragens na Caixa” e “Lugarejo” encantaram o público, bem como a apresentação de “O Poeta Caipira”, com João Sapé; o musical do Sítio do Picapau Amarelo e o show com o cantor Fillipe Moura. As mesas temáticas abordaram sobre a “Literatura Lorenense”, “Lorena, ontem e hoje – entre letras e cultura” e sobre “Compositores e o papel da literatura em suas escritas”.

Por fim, no domingo (21), houve as mesas temáticas sobre “Euclides da Cunha” e “Vida e obra de Péricles Eugênio da Silva Ramos”. A programação também contou com os espetáculos “Miragens na Caixa” e “Mover Espaços Poéticos”, além do show com Marcelo Nanah; a palestra sobre “Mistérios do Vale”, com Sônia Gabriel; e contação de histórias e show com Davi Coura.

Agradecemos a toda a comissão organizadora e aos profissionais que participaram das mesas temáticas, especialmente os membros da Academia de Letras de Lorena e do Instituto de Estudos Valeparaibanos (IEV). Agradecemos a todos os escritores, compositores, músicos, profissionais de artes cênicas, educadores, historiadores e todos os demais profissionais envolvidos nessa grande celebração à literatura e arte.

A FLLOR 2024 foi uma realização da Prefeitura Municipal de Lorena, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Academia de Letras de Lorena (ALL).