DestaqueLITORAL

Alunos da Ilhabela Escola Técnica realizam aula prática de gastronomia

Por Ascom PMI

Alunos do curso de Gastronomia da Ilhabela Escola Técnica (IETEC) tiveram uma experiência enriquecedora nesta quinta-feira (2) durante uma aula prática, que contou com a presença do prefeito, Toninho Colucci, e da secretária de Saúde, Lúcia Reale.

“Além de ser a Capital Nacional da Vela, Ilhabela está a caminho de se tornar a Capital da Gastronomia. É gratificante ver um projeto que colocamos no papel se tornar realidade. Oferecemos cursos de qualidade ministrados por instituições sérias como Senac e o Senai, que são reconhecidas no Brasil todo e podem abrir caminhos para que essas famílias conquistem uma renda maior com a qualificação que oferecemos aqui”, destacou o prefeito Toninho Colucci.

Esta iniciativa faz parte do curso de Gastronomia oferecido pela IETEC, em parceria com o Senac, que tem uma carga horária de 800 horas e finaliza em dezembro. O investimento municipal por aluno é de aproximadamente R$2.500.

A experiência colocou em prática o que os 19 alunos aprenderam nas aulas teóricas. A turma se dividiu em duas partes, uma parte na cozinha preparando os pratos e a outra responsável pelo atendimento no salão. O menu contou com entrada: Canapês três queijos com salada de rúcula e tomate cereja; prato principal: Risoto de queijo com mignon grelhado e de sobremesa tiramissu artesanal.

Grande parte dos alunos já colhem os frutos dos aprendizados. Muitos deles já conquistaram a promoção almejada no trabalho e outros tiveram a oportunidade de entrar na área. Outro destaque é a oportunidade que os alunos tiveram de visitar a escola do Senac em Campos do Jordão. Está previsto também uma visita técnica no dia 15 de maio, no Mercado Municipal de São Paulo.

A estudante Bianca de Jesus, encontrou inspiração no curso técnico oferecido pela IETEC para iniciar a faculdade de Gastronomia. “Estou gostando muito do curso, há muito tempo procurava por ele, estava acompanhando de perto esse projeto da IETEC e estava muito ansiosa, tanto que quando vim até a escola para fazer a minha entrevista fui informada ser a primeira a se inscrever no curso. Todos os dias é uma coisa nova, estamos crescendo muito com essa oportunidade. Eu ainda não tinha trabalhado na área e depois de entrar no curso com o apoio da professora eu procurei uma faculdade, então também estou cursando o ensino superior e o curso está me ajudando muito nas matérias”.

Os convidados gostaram tanto do que foi produzido pelos alunos, que foi sugerido que participem da Cozinha Show, do Festival do Camarão, que será realizado no mês de agosto.

Além da qualificação oferecida, a IETEC e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo disponibilizam os currículos dos alunos formados, para que empregadores da área possam selecionar seus novos colaboradores.

Participaram também do evento Ricardo Cretella, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edina Paula Teixeira, diretora da IETEC, Helô Lacerda, Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, e os comerciantes de restaurantes da cidade: Eugen Schoof, Werner Benz e Martha Sabadel.

Sobre a IETEC e seu Impacto na comunidade de Ilhabela

Além de oferecer o curso de gastronomia, a IETEC proporciona uma variedade de cursos com foco na qualificação profissional dos moradores de Ilhabela, priorizando aqueles que residem na ilha há mais de três anos. A instituição tem conquistado credibilidade na comunidade, como destacado pelo prefeito Toninho Colucci, que ressalta a importância de ter mão de obra especializada localmente.

“O curso de tecnologia, em parceria com o Instituto Joga Junto, é um exemplo do sucesso da IETEC, com uma procura significativa por parte dos moradores. Este curso, assim como outros oferecidos pela instituição em parceria com renomadas entidades como o Senac e o Senai, tem aberto portas para os alunos no mercado de trabalho, com relatos de promoções e novas oportunidades”, relata o prefeito.