Destaque PequenoVale do Paraíba

Curso de iniciação à informática e redes sociais para pessoas 60+ inicia as atividades em Guaratinguetá 

 Formação é 100% gratuita com atenção plena à inclusão e ao desenvolvimento digital. Interessados ainda podem se inscrever no CRAS da Vila Paulista

Por Wilson Silvaston | Relacionamento com a imprensa

O Instituto Burburinho Cultural inicia nesta terça-feira (14) as atividades do projeto Lab60+, que irá promover de forma 100% gratuita a inclusão digital para pessoas com 60 anos ou mais. A iniciativa acontece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Vila Paulista, em Guaratinguetá.

Dividido em quatro módulos, o curso tem duração prevista de três meses e proporcionará aos participantes o contato com programas básicos que compõem os sistemas operacionais de computadores e celulares. Além disso, os alunos também aprenderão noções para o uso de redes sociais, visando ampliar a autonomia e as oportunidades de sociabilização.

Se você é morador de Guaratinguetá, possui 60 anos ou mais e tem interesse em aprender a utilizar essas ferramentas digitais, ainda é possível se inscrever, para uma das três turmas disponibilizadas pelo curso. As opções são: segunda e quinta, das 8h às 9h30 e das 10h às 11h30, e terça e quinta, das 14h às 15h30. As inscrições devem ser realizadas no próprio CRAS, na Vila Paulista.

Realizado com patrocínio da BASF e apoio da prefeitura municipal, o projeto conta com a expertise do Instituto Burburinho Cultural, que já é conhecido na cidade pelas capacitações do Criar Jogos e pelo Proje7o Arco-Íris, iniciativas que unem arte e educação para reduzir desigualdades sociais e facilitar o acesso a novos territórios do saber.

“O Lab60+ inaugura fase de parceria com a BASF, desdobramento de nossa seriedade e comprometimento com ações capazes de mobilizar a população que, ao concluir o curso, devolverá à sociedade formas diferenciadas de engajamento e empreendedorismo”, analisa Priscila Seixas, Presidente do Instituto Burburinho Cultural.

Diretor de projetos do Instituto Burburinho Cultural, Thiago Ramires destaca que a iniciativa reforça a atenção do Instituto Burburinho Cultural com o anti-etarismo e a educação tecnológica. 

“Sobretudo para um público que tem muito a contribuir com a sociedade, incentivando a sua participação ativa na família e no mercado de trabalho. Além da alfabetização digital, as turmas 60+ produzirão trabalhos de conclusão de curso com seus netos, netas, filhos e parentes, apresentando resultados audiovisuais, frutos do aprendizado e do afeto”, complementa Ramires.

Após o fim das aulas do Lab60+, o CRAS – Vila Paulista manterá como legado do projeto um laboratório de informática para a comunidade. “É o trabalho 360 graus, que reafirma o compromisso da BASF e da Burburinho com a redução das diferenças sociais, etárias e educacionais”, contextualiza.

Ivânia Palmeira, consultora de Sustentabilidade e Engajamento Social da BASF, comenta que a empresa tem como objetivo apoiar iniciativas que fazem a diferença na vida das pessoas. “Por isso, buscamos patrocinar projetos que contribuem para o desenvolvimento socioambiental das comunidades onde estamos presentes. Além disso, queremos gerar oportunidades e ampliar nosso impacto positivo, conectando pessoas, organizações sociais, poder público e empresas em busca da superação dos desafios sociais, sem perder de vista oportunidades de negócios”.

Serviço

Lab60+: Curso de introdução à informática, aplicativos e redes sociais para adultos a partir de 60 anos.

Início das aulas: 13 de maio de 2024

Público: adultos com 60 anos ou mais.

Inscrições: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Bairro: Vila Paulista. Cep. 12521-010

Para mais informações ligue: 12 3122.4082.