LITORAL

Educadores de São Sebastião participam de capacitação do programa de Robótica Educacional

Crédito: Iuri Cunha | PMSS

Por Larissa Duarte | PMSS

Professores da rede municipal de ensino de São Sebastião participaram da primeira capacitação do programa de Robótica Educacional, realizada nesta quarta-feira (15), no auditório do Sindipetro.

O programa é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), e visa estimular o pensamento computacional e ensinar habilidades e competências importantes para desenvolvimento humano e tecnológico por meio de metodologias ativas que utilizam os kits educacionais da LEGO® Education.

Durante o encontro, os educadores foram apresentados ao programa e contextualizados sobre as propostas e objetivos. Também foi explicado sobre os materiais, como funcionará sua aplicação no município e quais serão os módulos e etapas da formação. Além disso, foi promovido um diálogo sobre de que forma a tecnologia afeta a educação.

Para o professor Sebastião Lima, da EM Camburi, o programa será muito benéfico para os estudantes. “As minhas expectativas são que a gente consiga, através do projeto, melhorar as habilidades humanas das crianças com a robótica para que eles se tornem mais engajados, mais sociáveis e que tenham mais conhecimento de como funciona a tecnologia no mundo em que vivem e a importância da tecnologia para o nosso processo de vida.”, diz o educador.

O professor da EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana, da Topolândia, Fabrício Jacob, comenta sobre os anseios para a aplicação do material. “Eu tenho as melhores expectativas, uma vez que estou ansioso, pensando na prática e no que eu estou aprendendo aqui, teoricamente, para aplicar na sala de aula. Já dá pra poder ter um vislumbre de como eu posso trabalhar de uma maneira mais competitiva porque essa é a parte que eu mais gosto.”