DestaqueSul Fluminense

“Janelas para o Turismo” entrega certificados a alunos de Itatiaia

Por Ascom PMI

A Prefeitura de Itatiaia entregou nesta segunda-feira (06/05), às 10h, no plenário da Câmara Municipal, certificados a alunos da rede municipal que, ao longo de 2023, participaram do projeto “Janelas para o Turismo”. A atividade é uma parceria das Secretarias de Educação e Turismo com o IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro, Polo Resende, e apresenta lugares turísticos do município aos jovens, com foco na qualificação gratuita dos adolescentes.

Participam da ação jovens que cursam o nono ano dos Colégios Ana Elisa Lisboa Gregori (Jardim Itatiaia), Dom Ottorino Zanon (Penedo) e da Escola Joaquim Miguel dos Santos (Maromba). De acordo com as secretarias de Educação e Turismo, o objetivo é oferecer maior contato com a cultura e o conhecimento, estimulando a formação de guias de turismo.

Estiveram presentes na solenidade de diplomação o prefeito Irineu Nogueira, a Secretária de Educação, Márcia Sabadini, os diretores das unidades de ensino dos alunos participantes do projeto, o representante do IFRJ, João Vitor Justen, o coordenador da ação, Ralph Rigotti, além dos vereadores José Adelson (Toroca) e Carlos César de Paula. A professora Monique Vital, Coordenadora do Fundamenal II, que voluntariamente contribuiu na preparação dos alunos para a prova do Instituto Federal do Rio de Janeiro, foi homenageada durante o evento.

De acordo com o Coordenador do projeto, Ralph Rigotti, ao todo, 30 estudantes concluíram a atividade, que leva os alunos a conhecerem atrativos do município, como, por exemplo, as belezas do Parque Nacional do Itatiaia. Desta forma, eles aprendem um pouco mais sobre Itatiaia e as belezas da região de montanha.

– Uma turma de 40 jovens de nono ano, de três unidades escolares de Itatiaia, participa da edição do projeto deste ano. Eles estiveram presentes na entrega dos certificados, para trocarem experiências com os formandos sobre a iniciativa – explica Rigotti.

A Secretária de Educação, Márcia Sabadini, salientou a importância do projeto e reforçou que a parceria com o IFRJ amplia a oportunidade de aprendizado aos jovens de Itatiaia. Segundo ela, a iniciativa também estimula os estudantes a conhecerem seu próprio território, sendo multiplicadores de conhecimento.

– Através de visitas técnicas aos destinos do município, procuramos incentivá-los na preservação dos recursos naturais, históricos e culturais, presentes em Itatiaia – lembra.

A Secretária de Turismo, Ana Cristina Costa, parabenizou os formandos e ressaltou a validade do projeto “Janelas para o Turismo”, que proporciona aos estudantes a possibilidade de se familiarizar cada vez mais com os atrativos e os destinos turísticos do município. “Nosso objetivo com esse projeto é estimular os jovens a conhecerem mais sobre a natureza e os diversos pontos turísticos de nossa cidade”, explica.  

O prefeito Irineu Nogueira conclamou os formandos a seguirem interessados pelo conhecimento e disse que a educação é um caminho para que o ser humano cresça pessoal e profissionalmente. “Estudem, se preparem cada vez mais e se qualifiquem. Preparados, certamente vocês terão mais oportunidades para o ingresso e permanência no mundo do trabalho, além de serem multiplicadores do que seu município tem a oferecer”, frisou.