DestaqueSul de Minas

Maria da Fé: Azeite Mantikir é eleito o melhor do mundo em categoria especial do Guia dos 100 Melhores Azeites

Mantikir Summit Premium, tem produção e manejo no olival mais alto do Brasil, em Maria da Fé (MG), recebeu 93/100 pontos pelo concurso espanhol Evooleum 2024 no segmento Produção Limitada

Foto:  Régis Silva

Por André Fressant | Moztarda Comunicação

OAzeite Mantikir Summit Premium, produzido noolival mais alto do Brasil, o Refúgio Tuiuva, em Maria da Fé (MG), conquistou o 1º lugar na categoria Produção Limitada (até 2.500 litros) pela premiação Evooleum 2024, guia dos 100 melhores azeites do mundo, nessa última quinta-feira (25), na Espanha.

Com acidez de 0,11%, o Azeite Mantikir Summit Premium é preparado com as variedades de azeitonas Arbequina, Coratina, Grapolo e Koroneike e cultivadas a uma altitude de 1.910 metros, o que garantiu uma pontuação de 93/100 no Top 20 Evooleum Produção Limitada.

“É uma honra representar nossa região e o Brasil, nesse concurso renomado e com tão pouco tempo de trabalho. São quatro anos desde a primeiro plantio. Nossas azeitonas estão apenas na segunda safra e já possuem um alto padrão de qualidade”, comenta o proprietário, Herbert Sales.

A plantação de oliveiras mais alta do Brasil, com terraços de 1.700m a 1.910m de altitude, é cultivada na Fazenda Tuiuva, situada na Mantiqueira, no município de Maria da Fé, em Minas Gerais. O Refúgio Tuiuva é área de plantio e manejo do Espaço Essenza Vinícola Boutique, localizado em Santo Antonio do Pinhal – SP, e contempla as variedades de oliveira: Arbequina, Arbosana, Coratina, Grappolo e Koroneiki, que deram origem ao blend Azeite Mantikir.

“Nossa produção e manejo são feitos em terras mineiras. Lá, acontece o plantio e a colheita, que ocorre de forma manual, por ser o mais adequado para extrair os frutos sem agredir a planta e preservar a sanidade das olivas, resultando assim, na máxima qualidade que a azeitona pode oferecer”, explica Herbert Sales.

Após a colheita, o fruto é levado para a extração, no Lagar de Quelemém (MG) e feito mestre de lagar, Luiz Augusto. “O azeite filtrado traduz a pura essência dos frutos exalando seus aromas naturais e proporcionando um rico sabor herbáceo com picância e doçura equilibradas”, finaliza o proprietário.

Sobre a premiação

O Evooleum é o Concurso Internacional de Qualidade do Azeite Extravirgem organizado há 20 anos pela editora espanhola Mercacei e pela Associação Espanhola de Municípios Olivais (AEMO). O Guia EVOOLEUM World’s TOP 100 Extra Virgin Olive Oils – com versões em inglês e espanhol – elabora anualmente o exclusivo EVOO TOP100 com os 100 melhores azeites extravirgens do mundo. O corpo de degustadores do concurso espanhol é considerado o mais experiente e exigente grupo de provadores internacionais.


Eleito o Melhor do Hemisfério Sul em Portugal

No início do mês de abril, o Mantikir Summit Premium, já havia conquistado como melhor azeite de oliva extravirgem do Hemisfério Sul, no 12º Concurso Internacional de Azeites Extra-Virgem – Prêmio CA Ovibeja, realizado em Portugal. Uma das principais premiações do segmento, tem como objetivo incentivar a qualidade dos azeites e o aumento do seu consumo no mercado.

Onde encontrar

A produção limitada de 2.500 litros do Mantikir Summit Premium está à venda em garrafas de 250ml (R$190) e pode ser encontrada no Espaço Essenza Vinícola Boutique, em Santo Antonio do Pinhal – SP, ou encomendada através do (12) 99687-3643.

Contato:

Instagram: @espacoessenza.oficial
Telefone: (12) 99687-3643
Enoboutique: Espaço Essenza Vinícula Boutique – Santo Antônio do Pinhal – SP
Site: https://espacoessenza.com.br/