DestaqueSul de Minas

Oficina do CRAS de São Vicente de Minas destaca práticas integrativas na busca por uma vida mais saudável  

Por Ascom PMSVM

Equilíbrio, bem-estar e qualidade de vida são os benefícios das práticas integrativas, tema de oficina no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com uma profissional graduada em terapia Integrativa e complementar. Estas práticas são muito benéficas para adultos com mais idade, já que, nesta fase, é essencial cuidar da saúde física, mental e emocional.

A arte terapia ajuda a acessar sentimentos, memórias e experiências por meio da expressão criativa e permite que idosos expressem emoções difíceis de verbalizar e contribui para manter a mente ativa, promovendo a cognição e a função cerebral.

A imersão na arte reduz o estresse e a ansiedade, proporciona calma e relaxamento. Observar a própria criação artística pode aumentar a autoestima e a sensação de realização pessoal. A participação em sessões de arte terapia em grupo é oportunidade de conexão, compartilhamento de experiências e construção de relacionamentos significativos.

Fitoterapia e suplementos naturais: O uso de plantas medicinais e suplementos naturais complementa o cuidado com a saúde na melhor idade, fortalecendo o sistema imunológico, melhorando a digestão e promovendo o equilíbrio hormonal.

Meditação: Técnicas simples para acalmar a mente, reduzir o estresse e aumentar a clareza mental em nossas sessões de meditação guiada.