Notícias

Pindamonhangaba, SP amplia vacinação contra gripe para todo público acima de 6 meses

Por Ascom PMP

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, deu um passo significativo na luta contra a gripe, expandindo a oferta de vacinação contra a influenza para toda a população a partir dos seis meses de idade. Essa medida, que teve início no dia 2 de maio, abrange tanto pessoas com comorbidades quanto aquelas que ainda não se vacinaram contra a gripe este ano. Agora, qualquer cidadão pode receber a vacina comparecendo a uma das Unidades Básicas de Saúde do município, portando CPF (ou cartão SUS) e carteira de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 08 às 11 e das 13 às 16 horas.

A responsável pelo Setor de Imunização, Fernanda Batista César Hasman, ressaltou a importância dessa antecipação do calendário vacinal. “A antecipação é importantíssima pois um maior número de pessoas ficará prevenido contra o vírus da influenza, que nos meses mais frios é um dos principais causadores das gripes e suas complicações” afirmou a responsável.

A secretária de Saúde, Silvia Mendes, também enfatizou a relevância da vacinação. “A vacina contra a gripe não confere imunidade total contra a doença, contudo, caso venha a contrair a doença, ela a desenvolve de maneira mais leve, não ficando exposta às complicações que essa síndrome gripal pode trazer”, completou a secretária.

Até a última terça-feira (30/04), já foram aplicadas 18.470 doses da vacina contra a gripe, o que representa quase 31% do grupo prioritário, composto por cerca de 67 mil pessoas em todo o município de Pindamonhangaba. Este avanço na vacinação é um passo crucial para proteger a comunidade contra os impactos da gripe, especialmente em tempos de pandemia, onde a saúde coletiva se torna ainda mais relevante.