Política

Prefeito de São Sebastião, SP promove mudanças no primeiro e segundo escalões

Por Mara Cirino | PMSS

O prefeito Felipe Augusto fechou o mês de abril com ao menos sete alterações no primeiro e segundo escalão da gestão municipal.

Com isso, houve alterações nas secretárias de Saúde (SESAU), de onde saíram o secretário Reinaldinho Moreira e a adjunta Maria Angela Laurito; do Meio Ambiente (SEMAM), com os desligamentos do secretário Flávio Queiroz e do adjunto Felipe Cardim; da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDES), Elias Rodrigues; de Esportes (SEESP) com a saída de Elaine Maciel; e do Turismo, com a retirada da adjunto Niuara Leal.

A nova secretária de Saúde de São Sebastião é Laysa Pires, servidora pública há 15 anos, advogada, pós-graduada em Direito e Processo Civil. Laysa já foi chefe de Divisão de Convênios e Contratos da Secretaria de Saúde (SESAU). Suas últimas funções, antes de assumir como secretária, foram nos cargos da diretoria de Planejamento da SESAU e na presidência do Conselho Municipal de Saúde (COMUS), do qual já se despediu no começo de abril.

Junto com ela, como secretária adjunta de Saúde está a também servidora Dilmara Oliveira Abreu, mais conhecida como Mara. Enfermeira, pós-graduada em emergências e cuidados intensivos; enfermeira aquaviária; servidora de carreira desde 2001, lotada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) desde 2010 como diretora de Urgência e Emergência do quadriênio 2020-2024 e coordenadora geral do SAMU Litoral Norte do quadriênio 2017-2024.

Na SEDES, quem chega para gerir é o servidor púbico há 28 anos, Afonso da Silva Vale. Ele já esteve no Ministério do Trabalho, foi presidente do Sindicato dos Servidores Públicos por duas gestões. Por cerca de seis anos da gestão do prefeito Felipe Augusto esteve como diretor do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Na SEMAM, quem assumiu foi o biólogo Leandro Saadi Sampaio, que também é técnico em manejo de unidades de conservação e retornou ao cargo iniciado na primeira gestão de Felipe Augusto. Ele saiu para fazer parte do Terceiro Setor desenvolvendo projeto de monitoramento aéreo visando o controle do crescimento desordenado do município. Saadi também já respondeu como secretário adjunto de Turismo, adjunto de Meio Ambiente e chefe da Secretaria de Planejamento.

Sempre ligado ao esporte, Ubiratan Nascimento Mourão, Bira, como é conhecido, é formado em Educação Física e pós-graduado em Educação Especial e Esportes com prancha. Também já foi voluntário, estagiários e professor da APAE de São Sebastião. Ele estava como secretário adjunto em 2022 a 2023 e agora assumiu a pasta.

Já Fabiana do Carmo assumiu como secretária adjunta da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), ao lado de Michele Hiraoka que já havia entrado no lugar de Ricardo dos Santos Santos. Fabiana era Assessora de Secretaria da pasta.

A última alteração na gestão municipal foi secretaria de Turismo, onde o ex-prefeito de Santo Antonio do Pinhal, Clodomiro Toledo Junior, assumiu como adjunto e trabalhará junto com a secretária da pasta, Adriana Balbo. Ele já foi assessor da Secretaria do Estado de Turismo, da Presidência da Embratur, do Ministério do Turismo e da Associação de Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp).

Fotos: Rafael César e Divulgação | PMSS