Destaque PequenoVale do Paraíba

Prefeitura de Aparecida no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Por Ascom PMA

Na tarde da última sexta-feira, 03, no auditório Cláudio Siqueira, aconteceu a Reunião Intersetorial entre as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.

A iniciativa proposta pela Secretaria de Assistência Social e da Mulher – Aparecida/SP busca realizar o estreitamento de laços entre todos os funcionários da rede municipal como forma de prepará-los para ouvir e acolher crianças em situações de abuso físico, psicológico e sexual.

Os colaboradores, professores, monitores, psicólogos, agentes de saúde e outros, receberam orientação sobre como proceder caso uma criança relate esse tipo de situação.

Por exemplo, para onde encaminhá-la, quem acionar primeiro, como perguntar para a criança sem constrangê-la. Atitudes simples, mas que fazem muita diferença.

A tarde foi conduzida pela Assistente Social Jéssica Rossi e a Psicóloga Camila Soares, ambas com experiência no assunto. Agradecemos especialmente a presença do Sr. José Ibrahim, Chefe de Gabinete, representando o Prefeito Luís Carlos de Siqueira.

E também, a presença e troca de informações proposta pela Secretária de Assistência Social e da Mulher, Natália Carvalho, a Coordenadora de Vigilância e Saúde, Denise Braga, a Secretária de Educação, Luciana Ribeiro e a Chefe da área operacional da Polícia Rodoviária Federal, Rafaela Vaz.

Uma nova reunião deverá acontecer ao final do mês para saber sobre a efetividade da ação conjunta.

Como os profissionais foram orientados sobre o protocolo básico, o tema será discutido em todas as secretarias e trabalhado diretamente com as crianças de forma lúdica por meio das escolas, postos de saúde e unidades de atendimento social.