Notícias

Banda Céu de Lamparina se apresenta nos dias 15 e 16 de junho em Caçapava e Paraibuna, SP

Por Ricardo Salem | Assessoria e Imprensa

Em turnê com o show “Festa do Interior”, a banda Céu de Lamparina se apresenta nos dias 15 e 16 de junho na Festa de São João em Caçapava e no Aniversário de 358 anos de Paraibuna. O projeto presta uma homenagem às festividades que caracterizam o ritmo das manifestações populares no interior de São Paulo. As apresentações são gratuitas e contam com financiamento da Lei Paulo Gustavo.

A banda engloba diferentes gêneros musicais ligados à identidade cultural brasileira, como o samba rural, o calango, o xote, o baião, o coco, a ciranda, o arrasta-pé, a guarânia, entre muitos outros, trazendo à tona a rica tapeçaria musical do Vale do Paraíba. No dia 15, o grupo se apresenta às 19h30 na 20ª Festa de São João em Caçapava; o ingresso será um quilo de alimento não perecível. Já no dia 16, a banda celebra o aniversário de Paraibuna, com apresentação às 14h na Praça Manoel Antônio de Carvalho, no Centro.

O público poderá desfrutar de um setlist com 17 canções representativas da música regional do Vale do Paraíba, extraídas do rico repertório presente em suas mais diversas manifestações culturais, incluindo o tradicional Festival ‘Chipulpul’ de Música Junina de São Luiz do Paraitinga, evidenciando compositores das antigas e novas gerações da cidade e região. As apresentações incluem intérpretes de Libras na tradução do repertório.

Oficina: Em Paraibuna, será realizada gratuitamente a oficina “Composição de Música Junina”, que será ministrada pelos músicos e compositores do grupo. A atividade busca desenvolver a capacidade de ouvir e compor canções, ofertando uma vivência do processo de criação, abordando métodos e formatos de composição, sempre tendo como esteira, temas e ritmos musicais do universo junino. A ideia é que os participantes saiam da oficina tendo feito pelo menos uma canção coletivamente. Poderão participar alunos da rede pública, músicos, compositores e demais interessados, com idade a partir de 12 anos. A atividade acontecerá na Praça Monsenhor Ernesto Almírio Arantes, 64 – Centro.

Sobre a Banda: Com uma década de trajetória, a Banda Céu de Lamparina já se apresentou em diversos palcos importantes, como unidades do Sesc (Pompéia, Taubaté, São José dos Campos, Campinas, Jundiaí, Araraquara, Belenzinho, Guarulhos e Paraty-RJ); Centro Cultural da FIESP; Fundação Cassiano Ricardo; Museu da Casa Brasileira, dentre outros conceituados espaços culturais, como o programa “Sr. Brasil” de Rolando Boldrin (in memoriam) e, mais recentemente, realizou um show virtual na Virada SP Online de São Luiz do Paraitinga, cuja edição também contou com a presença de Alceu Valença e Jota.pê, promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A turnê “Festa do Interior” é composta por Archanjo dos Santos (bateria), Fábio Gomes (percussão), João Gaspar (guitarra), Léo Couto (cordas e arranjos), Mara Rúbia (voz e percussão), Netto Campos (voz e sintetizador), Patrícia Guimarães (voz e violão), Rafael Cabello (sanfona) e Thar (voz e contrabaixo).

SERVIÇO:

Caçapava

Céu de Lamparina apresenta “Festa do Interior”

Dia 15 às 19h30 – 20ª Festa de São João

Local: Espaço de Eventos – Avenida Brasil

O evento é beneficente. A prefeitura da cidade pede que os visitantes levem um quilo de alimento, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade do município.

Paraibuna

Oficina de Composição de Música Junina

Dia 16 às 11h – gratuito

Local: Praça Monsenhor Ernesto Almírio Arantes, 64

Céu de Lamparina apresenta “Festa do Interior”

Dia 16 às 14h – Aniversário da Cidade – 358 anos

Local: Praça Manoel Antônio de Carvalho, s/n – Centro

Acompanhe a agenda de show pelas redes sociais da banda:

Facebook: Céu de Lamparina

Instagram: @ceudelamparina

Youtube: Céu de Lamparina