Por Ascom| Ver. Cláudio Apolinário
Na última sexta-feira, 11 de julho, o vereador Apolinário lançou um abaixo-assinado em defesa da instituição das comemorações do Dia das Mães e do Dia dos Pais nas escolas públicas de São José dos Campos. Essa iniciativa popular está vinculada ao Projeto de Lei 274/2025, atualmente em tramitação na Câmara Municipal, com audiência pública agendada para o dia 4 de agosto e votação em plenário prevista para o dia 7.
A medida busca responder à substituição das nomenclaturas tradicionais por termos genéricos, como “Dia de quem cuida de mim”, adotados por algumas escolas. Essas mudanças, frequentemente implementadas sem o conhecimento ou consentimento dos pais, reforçam a necessidade de uma ação ampla e transparente para preservar as tradições e os valores familiares.
Para quem deseja assinar o abaixo assinado, clique no link abaixo:
Segue abaixo o projeto e sua respectiva justificação
O problema
ESTÃO TENTANDO APAGAR O PAPEL DO PAI E DA MÃE, LOGO, DA FAMÍLIA TRADICIONAL!
Em nome de uma falsa inclusão, estão retirando das escolas as comemorações do Dia das Mães e do Dia dos Pais, trocando por termos genéricos como “dia de quem cuida de mim” ou “dia da família”.
Isso não é inclusão. É desconstrução da família tradicional.
Não seremos silenciados por uma minoria barulhenta, uma vez que a maioria da população valoriza o pai e a mãe como pilares da formação familiar.
É hora de levantar nossa voz. Assine. Compartilhe. Defenda a família.
Claudio Apolinario Vereador por São José dos Campos
O PROJETO:
Institui a comemoração do Dia dos Pais e do Dia das Mães no Município de São José dos Campos-SP e a inclui no Calendário Oficial de Festas e Comemorações do Município
Nós, cidadãos do Município de São José dos Campos-SP, manifestamos nosso apoio integral ao Projeto de Lei nº 274/2025, de autoria do Vereador Claudio Apolinário, que visa instituir as Comemorações do Dia das Mães e do Dia dos Pais e as inclui no Calendário Oficial de Festas e Comemorações do Município, com diretrizes para que as escolas, creches e demais entidades socioeducativas, promovam ações que fortaleçam os laços familiares tradicionais, bem como desestimulem o uso e a substituição das nomenclaturas tradicionais por termos genéricos que comprometem a identidade afetiva, cultural e histórica dessas datas.
Entendemos que essa iniciativa representa uma política pública legítima, sensível à realidade da comunidade escolar e alinhada aos valores fundamentais da sociedade, reconhecendo a importância do papel dos pais e das mães na formação familiar e social.
Por isso, conclamamos todos os vereadores da Câmara Municipal de São José dos Campos, bem como o Prefeito Anderson Farias, a aprovar e sancionar este Projeto de Lei, em respeito à cultura, à tradição e aos laços afetivos da nossa população.
Defender a maioria não é atacar minorias — é reconhecer que valores coletivos também merecem proteção. Preservar o Dia das Mães e o Dia dos Pais é proteger aquilo que sustenta a sociedade: a família.
Foto: Divulgação